segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Turista mineira morre em cruzeiro por SC

Terceiro caso em menos de 60 dias
Uma turista mineira morreu enquanto realizava um cruzeiro, em Santa Catarina. Ela estava em uma embarcação que fazia o trajeto entre Santos (SP) e Punta Del Este, no Uruguai, quando se sentiu mal. A secretaria de Saúde de SC concluiu que a turista sofreu uma cirrose hepática. Encaminhada ao Hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú (SC), a vítima não resistiu e morreu neste sábado (24).
A família suspeitava inicialmente de intoxicação alimentar, uma vez que a vítima deu entrada à unidade com quadro de vômitos e diarréia, mas, depois, constatou-se outro diagnóstico. "A prima da paciente, que é médica, revelou à equipe médica que a atendeu que ela sofrera de hepatite autoimune", informa o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Luiz Antônio Silva.

A doença é causada por um distúrbio no sistema imunológico, que reconhece as células do fígado como estranhas. O quadro evolui para inflamação crônica e destruição dessas células, chamadas de hepatócitos.

Segundo Silva, Jane Lúcia Alves Botelho, de 58 anos, chegou a sofrer um procedimento cirúrgico. Como causa da morte, foi atestada sepsemia grave (infecção generalizada). "Ela tinha um processo repetitivo de replicação viral", explica o diretor.

A paciente viajava acompanhada do marido e da filha. Ela estava internada desde quarta-feira (21). O corpo foi enterrado nesta segunda-feira (26), em Lavras, sul de Minas Gerais, onde morava. Jane era diretora da Escola Cooperativa de Ensino e Integração (ECEI), sediada na cidade, e havia ocupado o mesmo cargo no Centro Universitário de Lavras (Unilavras).
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário