sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Triangulo terá dois novos deputados estaduais a partir de 05 de janeiro

Novos deputados serão empossados na segunda-feira (5)

Serão empossados nesta segunda-feira (5/1/09), às 11 horas, em solenidade realizada no Salão Nobre da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, os quatro suplentes que assumem as vagas deixadas pelos parlamentares vitoriosos nas eleições municipais de 2008. Assumem o mandato Carlos Gomes (PT), Maria Tereza Lara (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT) e Tenente Lúcio (PDT). Eles substituem, respectivamente, Roberto Carvalho (PT), Luiz Tadeu Leite (PMDB), Elisa Costa (PT) e Paulo Cesar (PDT).

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), conduzirá a cerimônia; e o 1º-secretário, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), fará a leitura dos termos de posse. Estes documentos serão assinados pelos empossados, que também prestarão o compromisso de cumprir e defender a Constituição e as leis do Estado.

Nas eleições municipais de 2008, a deputada Elisa Costa foi eleita prefeita de Governador Valadares (Rio Doce). O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB) conquistou a prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, e Roberto Carvalho (PT) elegeu-se vice-prefeito de Belo Horizonte, na chapa de Márcio Lacerda (PSB). Os três parlamentares integravam a coligação "A Força do Povo", que elegeu 18 candidatos a deputados estaduais do PT e do PMDB nas eleições de 2006.

O primeiro, o terceiro e o quarto suplentes da coligação são, respectivamente, Carlos Gomes, Maria Tereza Lara e Adelmo Carneiro Leão. Todos já exerceram mandato na Assembléia. O segundo suplente da mesma coligação, Públio Chaves (PMDB), foi eleito prefeito de Ituiutaba e abriu mão da vaga no Legislativo. O deputado Paulo Cesar, por sua vez, foi eleito prefeito de Nova Serrana (Centro-Oeste).

Carlos Gomes

Nascido na cidade de Jequeri, na Zona da Mata, Carlos Gomes foi deputado estadual na 15ª Legislatura (2003 a 2007), pelo PT, no período entre 4/1/05 a 31/1/07, ocupando vaga aberta pelo afastamento de Chico Simões. É formado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas e especialista em Contabilidade Geral e em Planejamento Estratégico, ambos pela PUC Minas. Foi professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da PUC. É também especializado em Perícia Criminal Contábil pela Academia Nacional de Polícia do Distrito Federal.

Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi secretário municipal de Governo, secretário adjunto de Governo e diretor financeiro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), em administrações passadas. Antes de seu retorno à Assembléia, ocupava o cargo de vice-presidente de Gestão de Pessoas da Caixa Econômica Federal.

Maria Tereza Lara

Pedagoga formada pela UFMG, Maria Tereza Lara possui especialização em Administração Escolar. Até 2008, ocupava cargo de diretora técnico-operacional das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa Minas). Nascida em Esmeraldas, na Região Central do Estado, Maria Tereza foi vereadora na Câmara Municipal de Betim, entre 1993 e 1998. Atuou ainda como secretária municipal de Educação em Betim, entre 1976 e 1981.

Foi deputada estadual por duas legislaturas. Na 14ª Legislatura (1999/2003), atuou em dois períodos: de 3/2/99 a 16/4/2000, ocupando vaga aberta pelo afastamento de Sávio Souza Cruz; e de 17/4/2000 a 18/6/2000, ocupando vaga aberta pelo afastamento de Adelmo Carneiro Leão. Também exerceu mandato na 15ª Legislatura (2003/2007), quando ocupou cargo efetivo.

Adelmo Carneiro Leão

Antes de seu retorno à Assembléia, Adelmo Carneiro Leão ocupava, desde 31 de julho de 2008, o cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MG). Nascido em Itapagipe, no Triângulo Mineiro, foi deputado estadual por quatro legislaturas. Foram elas: a 12ª Legislatura (1991/1995); a 13ª (1995/1999) - no período de 3/1/97 a 31/1/99, ocupando vaga aberta pelo afastamento de Almir Paraca; a 14ª (1999/2003) - tendo se afastado no período de 23/3/2000 a 18/6/2000, quando ocupou cargo de secretário de Estado de Saúde; e a 15ª Legislatura.

É médico e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciou-se como professor da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em 1991 para assumir a primeira cadeira na Assembléia. De abril a julho de 2008, integrou a Assessoria Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Tenente Lúcio

Sérgio Lúcio de Almeida, ou Tenente Lúcio, é natural de Uberlândia. É formado em Estudos Sociais pela antiga Abracec e foi oficial do Exército Brasileiro no período de janeiro de 1981 a janeiro de 1990, servindo em Jataí (GO) e Uberlândia. Antes de assumir a vaga na Assembléia, era vereador na Câmara Municipal daquela cidade, em seu quarto mandato.

Assumiu seu primeiro mandato como vereador em 1993, sendo reeleito desde então. Licenciou-se em duas ocasiões para exercer a função de secretário municipal de Esportes. Foi vice-presidente da Câmara em 2002. No ano seguinte, foi eleito presidente daquela Casa Legislativa, sendo reeleito em 2004. Na eleição para deputado estadual, em 2006, ele se candidatou pelo PDT e recebeu 34.394 votos, tornando-se o primeiro suplente do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário