terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Irmã Dulce recebe o título de venerável e está a um passo de ser declarada beata




Foi anunciado na manhã desta terça-feira, pelo arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, que Irmã Dulce foi reconhecida pelo Vaticano com o título de venerável. A decisão é a segunda etapa para que ela seja canonizada pela Igreja Católica.

A Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, através de seu colégio de cardeais, bispos e teólogos, deu voto favorável e unânime ao reconhecimento.

Com o anúncio do título resta agora apenas a comprovação do milagre, que é feita em três etapas: uma reunião com teólogos, com peritos médicos (que dão o aval científico) e, finalmente, a aprovação final do colégio cardinalício.

A expectativa é de que até o início de 2010 esta fase esteja concluída e os fiéis possam aguardar o anúncio da beatificação de Irmã Dulce. O processo foi iniciado em janeiro de 2000.

Quem é

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (irmã Dulce)
Nascimento: Salvador-BA 26.05.1914
Falecimento: Salvador-BA 13.03.1992

Aos 13 anos, depois de visitar áreas carentes, acompanhada por uma tia, ela começou a manifestar o desejo de se dedicar à vida religiosa.

Em 8 de fevereiro de 1933, logo após se formar professora, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Em 15 de agosto de 1934, aos 20 anos de idade, foi ordenada freira, recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Considerada um "Anjo bom" pelo povo baiano, recebeu também o apoio de pessoas de outros estados brasileiros e de personalidades internacionais. Mesmo com a saúde frágil, ela construiu e manteve uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país.

Em 1988, irmã Dulce foi indicada pelo então presidente José Sarney, com o apoio da rainha Silvia da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Oito anos antes, no dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouviu do Papa João Paulo 2o, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário