terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Lula não lê jornais porque causam azia

Do site www.congressoemfoco.com.br

Brasília - O presidente Lula não lê notícias nem assiste reportagens na televisão. Em entrevista à revista Piauí deste mês, Lula afirma que prefere não ler jornais, revistas, nem sites de notícias e blogs, e também não assiste jornais na TV. O presidente argumenta que sofre de “problemas de azia” e que a leitura de notícias pode lhe causar mal estar.

“Quando sai alguma coisa importante, a [assessora especial] Clara [Ant] e o [ministro da Comunicação] Franklin [Martins] me trazem o artigo, ou mesmo o vídeo de uma reportagem de televisão”, justifica Lula. “Recomendaria a qualquer presidente que se afaste dos políticos e da imprensa nos fins de semana”, completa.

Lula nega, no entanto, que seja um chefe de Estado desinformado. O presidente afirma que, em seu dia-a-dia, lida com milhares de informações vindas de conversas. “Um homem que conversa com o tanto de pessoas que eu converso por dia deve ter uns trinta jornais na cabeça todo santo dia. Não há hipótese de eu estar desinformado”, concluiu.

Na reportagem, Lula indica que a “grande mídia nunca lhe facilitou a vida”, mas que isso não lhe causa preocupação, pois ele acredita “na inteligência de quem assina uma revista ou um jornal, de quem vê televisão e escuta rádio”. “A imprensa brasileira tem um comportamento histórico em relação a mim”, desabafou, relembrando os tempos em que era líder metalúrgico.

As críticas à mídia também recaem sobre as “distorções” de informação e a publicação de denúncias não comprovadas que, segundo o presidente, “acabam com a vida do cidadão”. Como exemplos, Lula cita o caso da Escola Base – no qual os jornais paulistas mobilizaram a opinião pública contra os donos da escola que teriam sido acusados de pedofilia, sem comprovação – e as denúncias contra o ministro Alceni Guerra que, durante o governo Collor, foi acusado de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário