quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dívidas na Prefeitura de Patrocinio - pelo jeito a coisa por lá está um pouco pior


Patrocínio On-Line

O novo chefe de gabinete da administração Lucas Siqueira e Fausto Amaral, Eduardo Arantes, em entrevista ao Programa Rádio Comunidade da Difusora, na terça-feira, dia 20, abordou vários temas.

Ao ser perguntado sobre compromissos de campanha dos novos governantes, Eduardo disse não querer criticar a administração passada, mas afirmou que as várias dívidas herdadas, vão prejudicar a implantação de imediato de novos projetos e programas e até mesmo de alguns que vinha sendo executadas, como por exemplo, do Programa de Bolsas de Estudos. Segundo Arantes, foi deixada pela administração anterior, uma dívida de cerca de R$540 mil reais com a FUNCECP, mantenedora do UNICERP, o que vai atrasar a reativação desse programa, que inclusive deverá ter vários critérios revistos.

Com relação ao Projeto de Doação de Kits Escolares Para Alunos da Rede Municipal, Eduardo disse que o mesmo será implantado, contudo não de imediato, já que a situação financeira da Prefeitura é grave.

Ainda segundo o chefe de gabinete, o ex governo deixou mais de 10 milhões de restos a pagar e notas empenhadas; cerca de 03 milhões de notas não empenhadas; dívidas “Fundadas” de mais de 50 milhões, como a dívida com o INSS, que está abatendo a parcela de renegociação diretamente no FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Arantes lembrou que na gestão de Betinho foram deixados mais de 20 milhões de reais no caixa do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSEM) e que, não foi negociada a dívida com o INSS, pois aquele governo estava ganhando consecutivamente na justiça e o seu departamento jurídico entendia que aquela divida não procedia e que os valores deveriam ser recolhidos ao caixa do IPSEM. Hoje, este instituto esta falido e os 186 aposentados e pensionistas deverão ser pagos pela Prefeitura. O governo 2004-2008 tirou cerca de 15 milhões do caixa do IPSEM e o “dilui” em seu orçamento, como disse o próprio prefeito da época em coletiva a imprensa na TV local.

Eduardo Arantes salientou ainda que a administração passada não pagou os 04 anos de aluguel do Pronto Socorro Municipal a Santa Casa (cerca de 600 mil reais).

Arantes disse ainda que a gestão 2004-2008 pagou o 13 salário dos servidores municipais com recursos do SUS devidos a Santa Casa por serviços prestados, referente a um mês de 2008 e ainda ficou devendo os repasses de dois meses.

Apesar de relatar estas dívidas, o Chefe de Gabinete de Lucas e Fausto, está otimista e espera que a médio prazo a situação financeira da Prefeitura seja saneada e recursos sejam obtidos junto aos governos estadual e federal para conclusão de obras não terminadas na gestão passada e para novas obras de interesse social em Patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário