segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ação da PF em Araguari

Compromissos fora de Araguari, na última sexta-feira, impediram que a gente comentasse sobre a presença da Polícia Federal, que realizou operação em várias estados brasileiros, dentre eles Minas Gerais, e dentro de Minas esteve Araguari e mais 113 cidades. Segundo informações que recebi, após o episódio, os agentes chegaram em Araguari por volta de 5h da madrugada e foram para a contabilidade da Prefeitura, obrigando funcionário a abrir o prédio e entrando para retirar documentos.
Uma ação intempestiva, anti-democrática e com certa dose de pirotecnia, lembrando muito os tempos da ditadura brasileira, quando os gestores e funcionários públicos eram repremidos pelo medo e pela força.
Acho que não precisariam de tudo isso. A democracia é substituída pela repressão arbitrária e armada, num momento em que a tecnologia da informação é muito avançada.
Todos os convênios firmados com os governos federais e estaduais são formalizados e repassados automaticamente para os tribunais de contas, de forma transparente e clara. Da mesma forma as licitações e os pagamentos de serviços realizados são transparentes e após repassados para os órgãos superiores não podem mudados, rasurados ou alterados. O sistema eletrônico hoje implantado em praticamente todas as prefeituras do país dá as autoridades de ambas as partes a facilidade de acompanhar tudo com precisão.
A ação da PF fora do horário padrão de funcionamento das instituições é outro ato arbitrário. Os dados que eles procuram estão lá e qual a diferença faria entre chegar as 5 ou as 8 da manhã, uma vez que a operação é feita no mesmo horário em todos os municípios?
Quanto à ação em si falam a respeito de irregularidades nas liberações de recursos do PAC. Mas e Araguari não recebeu nada até o momento. Falam ainda das liberações de emendas de dois deputados. Mas ao que sabemos, tais deputados não liberaram nada para a cidade. Nunca vimos falar deles por aqui.
Assim sendo acreditamos que o procedimento, da forma como se deu, pode até ter caráter político, visto estarmos entrando já no período eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário