quarta-feira, 25 de junho de 2008

Circuito Turístico do Triangulo


Envolvendo as cidades mais ao centro da região do Triângulo Mineiro, Sudoeste de Minas Gerais, o Circuito Turístico do Triângulo Mineiro agrada pela diversidade dos atrativos e pela receptividade calorosa de seu povo.

Reconhecido pelo desenvolvimento econômico, comprometido com a preservação de sua história e de seu patrimônio, o Circuito Turístico do Triângulo Mineiro é rico pelas belezas naturais que se apresentam em formosas cachoeiras ao longo dos seus rios, formando lagos apropriados para a prática de turismo de aventura, ecoturismo e pesca esportiva.

O turismo de negócios e o de eventos são fortes atrativos por se tratar de um referencial de logística, agronegócios e do maior centro atacadista da América Latina. A Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, e o Sítio Paleontológico são destaques internacionais, não esquecendo a cultura de seu povo, como: o folclórico Congado, a Folia de Reis e os grupos de violeiros; o rico artesanato regional, a fé nos eventos religiosos ecumênicos e a tradicional romaria de Nossa Senhora da Abadia.

Entre tantos outros motivos para recebermos o turista bem e com a certeza do profissionalismo que transforma tudo em um show de viagem, é que esperamos você e sua família nos 15 municípios que fazem parte do roteiro do Circuito Turístico do Triângulo Mineiro.


Abadia dos Dourados

Abadia dos Dourados está situada no Alto Paranaíba, região Oeste do Estado de Minas Gerais. É uma cidade que preserva suas raízes culturais e religiosas, promovendo todo ano típicas festas rurais, que atraem turistas para apreciar o belo ambiente natural e o seu vasto manancial hidrográfico para pesca e lazer.


Araguari

Araguari vive uma fase de dinâmico crescimento. É uma cidade com ótima qualidade de vida, cheia de ricos atrativos naturais e importantes patrimônios culturais e históricos. Entre eles está a Antiga Estação Goiás, recentemente restaurada, que preserva a beleza arquitetônica e a memória da cidade.



Coromandel
O município de Coromandel está localizado na região Oeste de Minas Gerais, no Alto Paranaíba, limitando-se com o Estado de Goiás. O município está inserido no importante cenário macroeconômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cujas fontes de riqueza são a agropecuária e as atividades extrativistas.


Douradoquara

Douradoquara é um belo exemplo de cidade que tem suas riquezas extraídas das lavouras, criação de bois e ocorrência de diamantes. O lago de Emborcação, situado a7 km da cidade, está entre seus atrativos para turistas que querem diversão e conhecer a tranqüilidade de suas maravilhosas águas.


Estrela do Sul

Fundada em 1722 pelo bandeirante João Leite da Silva Ortiz, genro do bandeirante Anhangüera, Estrela do Sul tem sua história ligada ao garimpo. É uma cidade histórica que guarda o maior número de construções coloniais da região, retratando toda a imponência do ciclo do diamante em seus casarões. Estrela do Sul também foi a cidade que recebeu a famosa cortesã do Brasil Império, Dona Beija, que está sepultada onde hoje se localiza a Praça da Matriz.



Grupiara

As origens do município de Grupiara remontam o século XVIII, quando surgiram os primeiros moradores efetivos da cidade, atraídos pelo garimpo. É uma cidade hospitaleira, que está de braços abertos para receber turistas de todo o Brasil.


Indianópolis

Poucas cidades no Brasil têm o privilégio de possuir um maravilhoso circuito de cachoeiras como Indianópolis. Piscinas naturais e águas cristalinas envolvidas com muito verde estão bem perto da área urbana. Exuberantes paisagens que encantam qualquer um pela beleza e tranqüilidade da natureza.


Iraí de Minas

Iraí de Minas está localizada no Alto Paranaíba, à margem esquerda do rio Bagagem. É uma cidade conhecida pelas tradicionais festas da Soja e do Trigo, que recebem anualmente milhares de pessoas. Cercada pelas belas águas azuis da represa de Nova Ponte, os turistas encontram também em Iraí de Minas muita diversão com os esportes aquáticos e com as trilhas ecológicas do cerrado mineiro.



Monte Alegre de Minas

Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito é a mais tradicional e popular do folclore montealegrense. O evento oferece aos visitantes muita beleza em razão das cores, dos ritmos, das danças e das cantorias; assim, muitos turistas aproveitam para aprender mais sobre a cultura afro-brasileira. Também está na cidade o Monumento aos Heróicos Retirantes de Laguna. Nele encontra-se o “Cemitério dos Bexiguentos”, onde os soldados da Guerra do Paraguai que morreram vítimas da varíola foram sepultados.

Monte Carmelo
Conhecida nacionalmente pelas suas indústrias de cerâmica, Monte Carmelo é referência de qualidade nesse segmento de grande importância para e economia do País. A cidade, de clima agradável e de poético panorama, possui o ar sempre puro, com o céu claro e uma população muito hospitaleira.


Romaria
Romaria é uma das cidades mais religiosas do Brasil, onde está localizado o famoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que recebe, de 1º a 15 de agosto, mais de 300.000 pessoas. É um grande atrativo que encanta a todos pela emoção dos romeiros e devotos ao chegar perto da milagrosa imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal por Custódio da Costa Guimarães. Em janeiro é comemorado o encontro das Folias de Reis; em maio, o encontro dos Congados; em junho, a Cavalhada de São Benedito; e, em agosto, a grandiosa festa de Nossa Senhora da Abadia.


Tupaciguara

Município de enorme potencial hídrico, repleto de serras, cachoeiras, vales, planaltos e rios que encantam turistas pela diversidade de lazer, esportes, ecologia e principalmente pela pesca esportiva. Santuários ecológicos cercados pela infra-estrutura de hotéis, clubes, pousadas e hotéis-fazenda que completam a potencialidade da cidade como um dos principais atrativos turísticos da região.

Uberaba
Uberaba é uma cidade que tem recebido um número expressivo de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos: a Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, que se realiza anualmente no mês de maio, atraindo milhares de pessoas de várias partes do País e do exterior; o turismo religioso, por ser a cidade de Chico Xavier, grande líder espírita do Brasil, que faleceu em 2002; o Sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos. Em fim, uma cidade com uma planejada estrutura urbana e industrial, que também não deixa de valorizar e preservar o seu passado folclórico e popular, como a Folia de Reis, a Congada, os festivais de viola, entre outras tantas belezas que fascinam seus visitantes.

Uberlândia
Com, aproximadamente, 600 mil habitantes, Uberlândia é considerada a capital do Triângulo Mineiro e a principal cidade em uma região com cerca de 200 municípios, abrangendo também o Alto Paranaíba e o Sudeste de Goiás. Sua completa rede de hotéis oferece diversos restaurantes com pratos deliciosos da culinária regional. Uberlândia possui também o mais moderno centro de convenções do País, além de uma quantidade de atrativos e programas que se alternam, desde passeios à Cachoeira de Sucupira até os distritos históricos, parques, centros poliesportivos, feiras e eventos variados, que, alicerçados ao Uberlândia Convention & Visitors Bureau, provam que Uberlândia é o lugar certo para você realizar o seu evento, com mão-de-obra qualificada e toda infra-estrutura e tecnologia ao seu alcance.

Três Ranchos
Situada nas divisas dos Estados de Goiás e Minas Gerais, a barragem possui 1. 507 m de comprimento e 156 m de altura. Com toda essa potencialidade, a cidade é considerada o pólo mais promissor de Goiás. O lago azul representa progresso e desenvolvimento, participando ativamente da economia do Estado. Hoje, preparado para acompanhar o crescimento do turismo, o município tem constante aumento de seus serviços básicos para atrair turistas e investidores de várias regiões. A população é de 4.500 habitantes e tem como suas principais atividades econômicas o turismo, a agricultura, a pecuária e a avicultura. O clima do município é considerado tropical úmido, e a vegetação predominante é o cerrado. Traçando-se um roteiro turístico na região, Três Ranchos é ponto indispensável. É impressionante a beleza da cidade – quem conhece sempre volta.

Fonte: Texto fornecido pelo Circuito Turístico do Triângulo Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário