sexta-feira, 6 de junho de 2008

Salada Mista Jornal Contudo de 06.06.08

Limirio Martins
O que parecia estar mudando o cenário das eleições municipais, na semana passada, com a aprovação pela Câmara dos Deputados, do aumento do número de vereadores em várias cidades do país, agora virou pesadelo. O projeto chegou ao Senado e lá os membros da casa não querem votar a coisa de afogadilho, nem passar o projeto na frente dos demais em pauta. Assim, com pouco mais de 20 dias para o fim das convenções, praticamente volta-se a estaca zero, uma vez que os senadores não deverão votar a proposta em tempo de valer para as eleições deste ano.

O tempo não é o único empecilho na chamada PEC dos vereadores. A questão central diz respeito ao repasse financeiro para as câmaras municipais, diminuído na proposta, caindo pela metade nas cidades médias e grandes. Em resumo: aumenta o número de vereadores e reduz as verbas das câmaras. Os atuais vereadores não se conformam e muitos já foram até Brasília, para protestarem contra a medida. O atrelamento de uma proposta a outra se transformou numa faca de dois gumes.

Continua ainda embaralhada a sucessão municipal. As conversas se aprofundaram durante esta semana, mas nenhuma decisão oficial a respeito das composições em torno de candidatos a prefeito e seus vices. Muitos obstáculos deverão ser transpostos até o final das convenções, em 30 de junho.

A indecisão não é só de Araguari. Em outras cidades bem próximas a situação é bem parecida. Uberlândia ainda não definiu quem será o candidato a prefeito de oposição ao prefeito atual, Odelmo Leão, que concorre à reeleição. Os irmãos Wellington e Elismar Prado (PT) declararam que preferem pensar em projetos para 2010, envolvendo inclusive a disputa para o Senado. São comentados também os nomes do deputado federal João Bittar, do senador Wellington Salgado e de Liza Prado.

Apesar de um pouco apagado na cidade o PSDB tem muito a comemorar. Juntando os governos FHC (presidente) e Aécio Neves (governador) Araguari recebeu de ambos mais de 35 milhões de reais para obras e benefícios, com destaque para a recuperação do canal do córrego, canalização do mesmo, Hospital Municipal, creches, galerias pluviais, novo presídio, nova Regional de Segurança, dentre outros. E quais foram os investimentos do governo do PT em Araguari desde que Lula está na presidência? E o PAC?

Todos viram o desperdício de material e mão de obra na reconstrução da passarela da Avenida Teodolino. O que foi malfeito teve de ser arrancado, após denúncias da imprensa e de comerciantes da região. Muito cimento, areia, brita indo para o lixo. Erro de cálculo? Talvez. O dinheiro já havia sido liberado para a obra, quem assume o prejuízo ou a diminuição do lucro é a empreiteira responsável pela obra.

Ainda em relação à obra da Avenida Teodolino, a mesma está chegando ao seu final. Mais de um ano depois de muito sacrifício de empresários e moradores daquela região, um verdadeiro alívio para todos e em especial para o prefeito Marcos Alvim, que fez uma verdadeira peregrinação em busca de recursos para a sua realização. A reconstrução do canal transformou-se em questão de honra para o Prefeito, que se não conseguisse realizar a obra teria o seu governo comprometido negativamente com a população, que não admitia, em hipótese alguma, a não recuperação do trecho desabado. Mas a estrela do Prefeito continua brilhando e a área hoje é a mais valorizada da cidade, com a construção do complexo Bretas e sede do Ministério Público. Os louros políticos, embora muitos não aceitem, estão sendo colhidos pelo Alcaide.

Os velhos ditados continuam mais vivos que nunca: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Em relação ao desabamento da avenida, com todas as dificuldades e transtornos que o episódio trouxe, foi melhor assim. Imaginem se esta catástrofe ocorresse daqui a 3 ou 5 anos, quando shopping, supermercado e outros estabelecimentos estivessem funcionando a pleno vapor ao longo desta via? Com certeza a catástrofe e o prejuízo seriam imensamente maior.

Chega-nos a informação que as guaritas de paradas de coletivo do Bairro São Sebastião estão sendo pintadas com letreiros publicitários de firmas do bairro. Fato este criminoso que poderá trazer transtornos aos comerciantes que fizeram tal anúncio, pois as guaritas pertencem ao patrimônio público e tal ato é proibido por lei. Já imaginaram os prédios públicos da cidade, como o Palácio dos Ferroviários, fórum, escolas estaduais e municipais, com as paredes transformadas em verdadeiros painéis publicitários? Os órgãos competentes, responsáveis pelo patrimônio público, devem agir com rigor contra esta atitude que é uma verdadeira afronta às autoridades responsáveis.

Semana passada circulou pela cidade, em nome de um jornal que tem tiragem esporádica, uma equipe de pesquisadores, questionando moradores sobre necessidades de seu bairro, em quem o cidadão votaria para vereador, se o mesmo está satisfeito com a atual administração, em quem não votaria para prefeito e em quem votaria. Este jornal, com certeza, está a serviço de algum pré-candidato. Na enquete os pesquisadores anotam o nome e o endereço do entrevistado.

Diz um ditado popular: “em terra de cego, quem tem um olho é Rei”.

Tem muita gente querendo plantar a idéia que o deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB) não participará do processo político em Araguari. Com certeza estas pessoas temem o prestígio e a influência política do deputado junto à sociedade local. E tentam difundir um pensamento errôneo na consciência do povo. Esquecem-se que o Deputado é homem de posições claras, definidas e, com certeza, irá apoiar o candidato de seu partido, ou alinhado com ele.

A Secretaria de Gabinete da Prefeitura Municipal de Araguari está muito bem conduzida pela titular Cleusa Vieira de Paiva. Pessoa competente, amiga e bastante querida no meio da imprensa. Parabéns pelo trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário