segunda-feira, 30 de junho de 2008

Japaraíba-MG conseguiu o melhor desempenho educacional de MG

Portal UAI
Japaraíba e Simão Pereira - Quase 500 quilômetros de distância e exatos 4,2 pontos na qualidade de ensino separam Japaraíba, no Centro-Oeste de Minas, e Simão Pereira, na Zona da Mata, bem na divisa com o Rio de Janeiro. Os dois municípios, com população inferior a 4 mil habitantes, mostram os retratos extremos da realidade da educação no estado envolvendo crianças de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental.

Enquanto o primeiro obteve a melhor nota mineira (5,8) e a segunda do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), o outro amargou a pior posição (1,6) no ranking estadual e está na lanterna da classificação nacional. A meta do MEC é atingir a nota 6, numa escala de zero a 10.
Japaraíba - Na única praça de Japaraíba, a 229 quilômetros de Belo Horizonte, não se fala de outro assunto. O bom resultado no Ideb elevou a auto-estima dos 3,6 mil moradores e massageou o ego de professores e alunos. “Ser apontada pelo MEC como a primeira cidade de Minas e a segunda do país é um reconhecimento ao nosso trabalho. Vivemos na escola como numa grande família, em que conhecemos de perto cada criança, os funcionários gostam dos seus serviços e todos participam das atividades, que vão desde aulas de balé, teatro, dança, música e esportes até os projetos de incentivo à leitura que movimentam a comunidade”, diz a diretora da Escola Estadual Padre Pedro Lamberti, Marli José Lopes.

Em cada uma das nove turmas da 5ª à 8ª séries da escola, o número máximo de 25 alunos divide a atenção do professor. Nas aulas, eles exigem atenção e disciplina dos estudantes e não abrem mão das boas maneiras – a regra é clara: nada feito sem um “por favor” e um “obrigado”. E a cobrança só termina quando são entregues os deveres de casa. O resultado desse cuidado está estampado em gráficos e tabelas do Ideb: o índice de aprovação escolar em Japaraíba é de 96,2%, o que representa quase 12 pontos a mais que a média nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário