terça-feira, 10 de junho de 2008

Médico legista do IML de Araguari não comparece ao trabalho

Jornal Contudo

Legista do IML de Araguari reside em Belo Horizonte
O corpo de Marlen Antônio de Almeida, que faleceu vítima de acidente de trânsito às 18:00 hs da última quinta-feira (05), foi imediatamente levado para o IML (Instituto Médico Legal), que utiliza dependências da UNIPAC, em Araguari, onde ficou até as 15:00 hs do dia seguinte, para ser submetido à autópsia, trazendo revolta e ainda mais dor a familiares, amigos e demais entes queridos. Pouco tempo restou para velório, indo logo a sepultamento. No mesmo dia, às 10h, Haurelina Veigas foi assassinada, tendo seu corpo sido levado para o IML do Hospital da UFU, para a realização de autópsia, diante da falta de médico legista em Araguari.
No entanto, a 51ª Delegacia Regional de Segurança Pública, com sede em Araguari, conta com três médicos legistas: Fernando Ruiz e Alexandre Profeta (concursados) e Alfredo Paroneto, (nomeado adoc pelo município provisoriamente), que obedecem a escala de serviço em rodízio. Alexandre Profeta, médico legista concursado, em geral não comparece ao trabalho, pois é residente em Belo Horizonte. Deveria vir a Araguari no mínimo sempre que estivesse escalado para o plantão do IML, mas nem sempre vem. Quando vem, quase sempre chega às quintas-feiras e retorna no final de semana. Foi o que ocorreu no fatídico final de semana, quando seu trabalho teve que ser feito por outro médico.
A 51ª Delegacia Regional de Polícia já propôs à Chefia de Polícia do Estado, em Belo Horizonte, que transfira de Araguari o médico legista Dr. Alexandre Profeta, nomeando outro em seu lugar, pois a Regional precisa de três médicos legistas, já que atende a dez municípios. No entanto, com a insistente falta ao trabalho do legista Alexandre Profeta, é melhor que, por enquanto, fique apenas com apenas dois médicos legistas, organizando sua escala de plantão somente com os dois, evitando os transtornos causados pelas constantes faltas do terceiro legista.

IML
A UNIPAC construiu um IML em suas dependências, que conta inclusive com câmara fria para armazenar até quinze corpos, podendo socorrer toda a região em caso de tragédia com muitos óbitos. A UNIPAC cede seu IML ao Governo do Estado, através de Convênio, mas não é responsável pela operacionalização do mesmo, que é atribuição específica do Estado, não podendo ser delegada a entidades privadas. No mesmo Convênio a UNIPAC coloca à disposição do Estado laboratórios para exames toxicológicos, com moderna tecnologia, mas que, da mesma forma, depende de servidores públicos para validar eventuais laudos periciais.

Do blog: É realmente uma grande afronta aos munícipes dos dez municípios que dependem do trabalho dos legistas lotados em Araguari ter um profissional que mora a 600 km daqui. Falta bom senso e ética do próprio profissional, pois sabe que jamais poderá prever quando alguém vai morrer. Assim, fica humanamente impossível a um legista morar em BH e prestar serviços em Araguari. Ou decide morar em Araguari ou terá que ser afastado pelo Governo do Estado a bem do serviço público

Nenhum comentário:

Postar um comentário