sábado, 17 de maio de 2008

Meio século depois, carros Simca ainda exercem fascínio


A indústria automobilística nacional celebra neste mês de maio os 50 anos da instalação da fábrica da empresa francesa Simca no país. Responsável pela produção de um dos ícones da história do automóvel no Brasil, o Simca Chambord, a Simca representou uma era romântica e cheia de percalços dos primeiros anos da produção de veículos no país. E o carro virou até tema de música de rock nos anos 80.
A Simca foi fundada em Belo Horizonte no dia 5 de maio de 1958, com filiais no Rio de Janeiro e em São Bernardo do Campo (SP). O projeto inicial era construir a fábrica em Santa Luzia, município próximo a Belo Horizonte, mas até que isso fosse possível a fábrica foi instalada no km 23 da Via Anchieta, no ABC paulista. Os franceses enviavam as prensas e a filial brasileira produzia os carros exatamente iguais aos da Europa. Um ano após a fundação, a Simca lançou seu primeiro carro, o Simca Chambord de cor preta com estofamento vermelho que foi dado de presente ao Juscelino Kubitschek.
Diante das dificuldades financeiras (a fábrica produzia em média apenas três unidades por dia), a Simca do Brasil abandonou o projeto original de ter sua fábrica em Minas Gerais e manteve a produção em São Bernardo do Campo. A fábrica seguiu suas atividade até 1967, quando foi comprada pela Chrysler. Durante este período, a Simca produziu 50.833 veículos, entre os modelos Chambord, Présidence, Rallye, Jangada, Alvorada, Profissional, Regente e Esplanada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário