terça-feira, 6 de maio de 2008

Programa Salada Mista levanta assunto polêmico

Suscitou-se o assunto sobre a possibilidade da proibição da construção de prédios em Araguari, mediante anteprojeto de lei que está na Câmara Municipal. O assunto foi levantado no programa "Salada Mista" e inclusive com a participação do ex-juiz e advogado Rogério Fernal.
Não tínhamos conhecimento do anteprojeto e só no final da tarde, o arquiteto Alessandre Campos, nos encaminhou a proposta detalhada em 53 páginas.
O assunto em epígrafe está no Capítulo III, na parte de paisagem urbana. e leva em contra a questão do patrimônio histórico e da cultura e delimita a construção de prédios próximos aos patrimônios históricos.
O assunto que polemizou mais refere-se ao espaço visual entre a Matriz do Bom Jesus e a Paróquia do Rosário. O empresário Janfredo Nader quer construir um prédio naquela área defronte a praça da Matriz e encontra barreiras por causa dessa proposta.
Acreditamos que a proposta do anteprojeto que trata do "Parcelamento,Uso e Ocupação do solo" tem pontos importantes que devem ser levados em conta, porque precisamos nos preocupar também com o planemanento urbano. Mas impedir o desenvolvimento da cidade para manter uma tradição que existia na época da escravatura é saudosismo demais.
Somos favoráveis implantar o imposto predial progressivo para acabar com a especulação imobiliária, mas impedir a construção de obras importantes para a cidade em decorrência de minúcias históricas, isso não se concebe numa cidade que busca estar entre as mais desenvolvidas do estado e do país.
O povo clama por novos empregos, o povo clama por saúde, o popvo clama por infra-estrutura, por moradias.

Um comentário:

  1. Caro Wilson,

    O Capitulo III do Projeto de Lei 016/07 que trata sobre parcelamento, uso e ocupação do solo apenas cita e NÃO restringe construções em áreas de relevancia a paisagem urbana, apenas conceitua quais são estas áreas. E o Art. 12 diz claro porque estas áreas devem ser valorizadas.

    Analise o Anexo I do mesmo projeto de lei e verá os parametros urbanisticos para toda cidade.
    Analise a lei de forma total e nao pontual.

    ResponderExcluir