terça-feira, 6 de maio de 2008

Vice-prefeito afirma: Mensalão tirou o governo federal da ExpoZebu


Depois da abertura oficial da 74ª ExpoZebu sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, os rumores ainda repercutem, principalmente por conta do processo do Supremo Tribunal Federal, onde o prefeito Anderson Adauto (PMDB) é réu por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
O vice-prefeito José Elias Miziara não consegue atribuir a ausência de Lula a questões pessoais ou políticas de AA. Porém, ele acredita que a falta do presidente pesou de forma negativa para o prefeito. José Elias também comenta que as chances de o presidente não ter comparecido à abertura da ExpoZebu por conta do escândalo do mensalão são praticamente evidentes. "Temos tudo para crer que seja este o grande motivo, mas não podemos afirmar com certeza", desconversa.
Para o vice-prefeito, a postura de AA em relação ao mensalão na ocasião do surgimento da denúncia "certamente" magoou muito o núcleo de governo do presidente Lula. "Eu li que o Anderson esteve com Lula em Ribeirão das Neves [região metropolitana de Belo Horizonte]. Este encontro deveria ter sido aqui em Uberaba", alega.
Segundo ele, a vinda do governador Aécio Neves (PSDB) e a ausência de Lula na ExpoZebu delineia o quadro para as próximas eleições. "Eu acredito que a questão fortalece a campanha da oposição e principalmente a relação do Democratas com o pré-candidato Fahim Sawan", diz.
José Elias esclarece que entre o DEM e o PSDB do governador Aécio Neves, em nível nacional, existem ainda fatores complicadores. Um exemplo para ele é a questão de São Paulo, onde existe uma briga entre os pré-candidatos à prefeitura Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM), além do pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra (PSDB). "Vou avaliar isso como um ciúme político entre Aécio Neves e José Serra para as eleições de 2010. A eleição será muito complexa e passa por duas frentes, a de Minas Gerais e a de São Paulo, que é muito mais forte", analisa.
Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário