sexta-feira, 30 de maio de 2008

Salada Mista Jornal Contudo de 30.05.08

Limirio Martins
Partidos e pré-candidatos a vereador comemoram a aprovação da PEC 333, pela Câmara dos Deputados, que aumenta o número de vereadores em várias cidades do país. Se a proposta passar em dois turnos no Senado, Araguari terá 17 vagas na Câmara já nas eleições de outubro. No entanto, os que pensam em entrar na política para se dar bem, com polpudos salários e altas verbas de gabinete, podem tirar o cavalinho da chuva. O mesmo projeto dá com uma mão e tira com a outra e propõe reduzir os repasses das prefeituras para as câmaras em praticamente a metade do que é repassado hoje. Isso quer dizer que teremos mais vereadores e menos dinheiro nas câmaras, obrigando os novos dirigentes dos legislativos a repensar todos os gastos, inclusive com a redução dos salários dos vereadores. E isso é importante, teremos que começar a moralizar por aí.

O aumento de 11 para 17 muda por completo o quadro político-eleitoral em Araguari. Partidos até então desanimados com a alta legenda e poucos nomes para vereadores, agora estão se reanimando. O que ninguém ainda explicou é como serão as convenções: se os partidos irão trabalhar em cima de 11 ou 17 cadeiras. Dependem disso para determinar o número de candidatos de cada legenda ou coligação. Fala-se que a Câmara e o Senado têm até 30 de junho para definir a votação final da PEC. Mas e quem fizer convenção antes disso? Vai se basear em 11 ou 17? Mais uma vez uma situação de indefinição às portas da eleição municipal, provocada única e exclusivamente pelos nossos representantes lá em Brasília, pois essa Proposta de Emenda à Constituição tramita por lá há quatro anos.

As conversas políticas em torno da sucessão municipal agora entram num ritmo mais sério e de muito sigilo. Ninguém comenta sobre o que é tratado nos encontros reservados com a presença de poucos interlocutores. Só as convenções partidárias é que dirão a verdade, a partir de 10 de junho, sobre quem ficará com quem. O que se vê claramente é o afunilamento de nomes. Dos nove pré-candidatos, ficarão no máximo cinco.

Parece haver algo mais do que as chuvas no atraso das obras de reconstrução da Avenida Teodolino Araújo. O aterramento foi concluído no último domingo, mas as obras de construção dos canteiros, meio-fios e asfaltamento voltaram em ritmo banho-maria. Não chove em Araguari há quase 30 dias, portanto essa desculpa não existe mais. A empreiteira deveria apressar o final dos trabalhos, porque da forma como está, uma chuva inesperada pode levar terra e desmanchar parte do que está pronto. ABRIL Construções...

Araguari vive um bom momento em sua economia, principalmente na construção civil. Construções pequenas e grandes, reformas e ampliações por toda parte têm causado um fator inusitado: a falta de mão-de-obra para o setor, o que tem obrigado as construtoras a dispensar serviços, pois não encontram pessoas para executar seus projetos.

A equipe da Rádio Araguari prepara-se para uma Convenção Interna dos funcionários do grupo Salgado Oliveira, ao qual pertence a emissora hoje. O evento acontece nos dias 6,7 e 8 de junho na Pousada do Rio Quente, quando vão se juntar aos colegas de Uberlândia, Ituiutaba e Goiânia, cidades onde o grupo controla rádios e emissoras de televisão.

O programa Salada Mista, conforme os levantamentos é disparadamente o mais ouvido no horário das 12 às 13, pela Rádio Araguari. A forma diferente de apresentar e comentar a notícia, junto com o dinamismo do jornalismo da emissora, tem atraído a atenção de milhares de ouvintes.

O ex-presidente Itamar Franco emburrou com o governador Aécio Neves, depois que o projeto de construção da estação aduaneira da Zona Franca de Manaus foi definido para Uberlândia. Itamar Franco, que era presidente do Conselho de Administração do BDMG pediu demissão do cargo de confiança, pois não foi ouvido em sua reivindicação, que pedia o benefício para seu reduto eleitoral: Juiz de Fora. Nesse sentido acreditamos que o governador acertou em não ceder às pressões e mantido o projeto em Uberlândia, cuja posição no centro do país é bem melhor do que a de Juiz de Fora.

Estrada do Pissarão em condições precárias reclama o nosso ouvinte e leitor do Salada Mista.. Trata-se de uma via de grande importância e que precisa ser melhorada e mantida em boas condições para atender uma grande região rural.

Há quase três anos os araguarinos ouvem a promessa de duplicação da BR-050. Em 2006, ano eleitoral, prometeram o início das obras para o mês de junho. A licitação não saiu e foi prometida para outubro, mês da eleição, também não aconteceu. Depois disso já marcaram umas “dez” vezes a tal licitação, mas o que se vê é uma embromação promovida pelo deputado Gilmar Machado e seus “cumpanheiros” em cima dos araguarinos. Agora, o deputado dando seqüência ao seu “primoroso” trabalho de vendedor de esperanças está anunciando a revitalização da malha ferroviária brasileira e como sempre Araguari será beneficiada aqui na região. Você acredita?...

Inúmeras são as reclamações recebidas relativamente ao atendimento do Banco do Brasil em nossa cidade. Diz as estatísticas que o banco conta com mais de 24,6 milhões de correntistas, 15,2 mil pontos de atendimentos em 3,2 mil cidades e 22 países, o banco é hoje a maior instituição financeira do País e detentora, de vários recordes, sendo um deles, o de pior atendimento ao público.

Em Araguari, assim como na grande maioria dos municípios brasileiros, existe lei municipal, que disciplina e regulamenta o tempo de atendimento ao público. E, lamentavelmente, a primeira instituição financeira brasileira que, até por dever histórico, tinha que dar exemplo de atendimento e cumprimento das leis, pelo menos aqui em nossa cidade não cumpre e, lamentavelmente, fazem o que bem quer.

Sem muitas explicações, diz o órgão fiscalizador – o Procon local, que eles não podem intervir junto ao banco, porque ele é detentor de “medida liminar” que o ampara de tais investidas e o protege da aplicação da lei, o que é um verdadeiro absurdo, pois tal medida não é eterna, e o que tem que se buscar para a resolução do problema é o mérito, portanto que se mexa nosso Procon para resolver o impasse.

Diante de tais condições e por óbvio, debaixo desta “couraça”, os mais diversos clientes ficam a mercê do péssimo atendimento do Banco do Brasil em filas torturantes intermináveis, sem acomodação em razão do número exagerado de usuário, e suportando muito das vezes a morosidade do atendimento, aliado a cara feia e o mau humor da maioria dos chefes e gerentes, como se eles, enquanto bancários transparecem estar fazendo “favores” especialíssimos ao atender a clientela.

O atendimento no Banco do Brasil, agência de Araguari, em qualquer dia da semana ou do mês, extrapola os limites fixados pela tolerância da lei, e o da paciência humana, sendo certo, e o pior, é o fato de que não se tem a quem reclamar, porque os gerentes, do alto de seus pedestais, se acham que estão acima do bem e do mal, e até fazem galhofa, quando alguém busca documentos para o saneamento de uma medida judicial, mesmo sendo sabedores, que medidas judiciais com certeza serão tentadas, entretanto o que espera a população sofrida de Araguari é a participação do Ministério Público, que atuando em nome de toda a população pode por um fim a esse desmando, traduzindo no melhor conceito de Justiça e, nos remete a lembrança, que a palavra está com o Ministério Público local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário