terça-feira, 27 de maio de 2008

MP quer barrar candidaturas de processados

Ganha força a possibilidade de proibição às candidaturas de processados pela Justiça. O Ministério Público Estadual pretende barrar as candidaturas de processados criminalmente por corrupção e improbidade administrativa.
A orientação para que promotores eleitorais impugnem as candidaturas daqueles que possuem antecedentes e que comprometam os princípios constitucionais da moralidade e da probidade partiu do coordenador das promotorias eleitorais de Minas Gerais, Edson Rezende. Ele também é vice-presidente da Associação Brasileira de Juízes e de Promotores Eleitorais.
Com base neste entendimento, Edson Rezende coloca que irá provocar a Justiça Eleitoral para indeferir as candidaturas daqueles que têm vida pregressa incompatível com a moralidade para o exercício da função. “Vale lembrar que o prazo para registro das candidaturas é até 5 de julho e as promotorias eleitorais e a Abrampe vão definir critérios para análise dos registros das candidaturas apresentados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral.” Ele salienta ainda que a impugnação pode ser feita por qualquer partido político, coligação e também pelo Ministério Público. “Nesse momento os promotores eleitorais farão considerações sobre os antecedentes dos candidatos”, afirmou Edson Rezende ao jornal Estado de Minas, na edição de sábado (24).
Do blog: Acho que a iniciativa está absolutamente correta e deveria se estender também aos que estão sendo processados por crimes contra a pessoa. Um assassino que está respondendo por um processo pelo ato cometido jamais poderia se candidatar a algum cargo eletivo. Se queremos moralizar o país devemos começar dando exemplos. Os ocupantes de cargos públicos, representantes do povo, precisam ter moral, ética, responsabilidade e principalmente serem limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário