quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sempre é bom retornar a Tupaciguara


Tupaciguara, conhecida na região como a Terra da Mãe de Deus, é uma bela cidade. De um povo simpático, amigo, inteligente, batalhador. Lembro-me das minhas passagens por lá quando era assessor de imprensa da AMVAP. O prefeito Enodes de Oliveira nos recebia com aquele entusiasmo e sempre tinha algo novo a mostrar.
Na semana passada estivemos novamente em Tupaciguara e desta feita acompanhado a equipe da Unipac Araguari que fora participar do encerramento do Congresso de Educação e Agronegócios realizado pela Unidade da Unipac de lá. E por sinal esta Unidade vai muito bem e segundo palavras dos próprios tupaciguarenses “a Unipac está mudando a história de Tupaciguara” num processo bem parecido com o que ocorreu também após a vinda da Universidade para cá.
Mais uma vez nos deparamos com a capacidade de realizar, com a excelente qualidade dos assuntos debatidos e uma grata surpresa: um momento cultural, relembrando a obra de Machado de Assis. Os alunos do curso de Letras prepararam uma apresentação (FOTO)teatral, com “recortes” da magnífica obra de Assis, para lembrar o centenário da morte do maior escritor brasileiro.
Foi, sem dúvida, um momento ímpar, em que degustamos a boa cultura e revivemos a bela literatura brasileira, atualmente tão distante das hostes estudantis. A apresentação despertou atenção, encantou e se consagrou. A professora Luiza Marangoni também agradou muito e já convidou o grupo para uma apresentação em Araguari.
Araguari e Tupaciguara, apesar da proximidade, sempre estiveram distantes. A dificuldade de acesso entre ambas provocou um distanciamento total por muitos anos.
E mesmo depois da conclusão do asfaltamento entre as duas cidades a situação perdurou. Os tupaciguarenses estreitaram as relações com Uberlândia e Araguari também ficou na sua. Só agora com a Unipac aqui e lá está havendo uma aproximação entre as duas populações. Isso é muito importante, pois enriquece e fortalece ambas as cidades. Na minha visita por lá encontrei o professor Rodrigo, coordenador dos cursos de licenciatura da Unidade. Tupaciguarense nato disse-me que só veio conhecer Araguari recentemente depois do seu ingresso na Unipac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário