domingo, 30 de novembro de 2008

Lendas de Monte Alegre de Minas viram filme produzido pelos próprios moradores

megaminas.com

As lendas de Monte Alegre de Minas viraram filme. Os atores, pessoas comuns que por amor a arte dão vida às personagens. Para produzir o longa metragem o diretor contou até com a ajuda da família.

O aposentado Airton Ferreira e suas histórias. Tem a bola de fogo que aparece numa fazenda, tem o poço sem fundo. Foi baseado nas lendas de Monte Alegre de Minas que o professor Getúlio Mamede produziu o filme Madjee.

A palavra que dá título ao filme é uma invenção. Os atores são improvisados. Alunos da escola onde Getúlio dá aula fazem o papel dos caçadores de lendas, mas nem todos são alunos dele. A professora Noemia Machado é chefe, usou a influência para conseguir uma pontinha no filme. No trabalho ela manda, mas no filme não teve escolha. "Foi interessante porque o último papel que sobrou foi o de uma bruxa e ele ficou meio com medo de falar, mas eu topei e adorei fazer o papel.", conta.

Quem não é aluno ou colega de trabalho é da família. A dona de casa que ajuda nos bastidores é a mãe do produtor. A costureira Leda Macedo, a avó, não ficou de fora. Ela foi a responsável pelo figurino. Foram mais de 70 fantasias e não é porque é parente que tem moleza não.

Mas é no quarto dele que o sonho se torna realidade. No estúdio improvisado Getúlio edita o filme. "Essa é a parte mesmo que funcionam as idéias que a gente tem quando escreve o filme. Gravar a gente vai gravando tudo, aqui a gente faz aquele trabalho de aperfeiçoamento do filme.", explica.

Depois de escrever, filmar e editar, Getúlio precisou enfrentar um outro obstáculo. É que em Monte Alegre não tem cinema. Foi preciso mandar fazer uma tela para mostrar o trabalho ao público. O filme será exibido hoje, às 20h30, na AABB de Monte Alegre de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário