quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Santuário de Santa Paulina em Nova Trento


Por Wilson José Prado


Quis Deus que há pouco mais de um mês pudesse conhecer o sul do país, mais especificamente o estado de Santa Catarina, que agora passa por esta grande catástrofe das enchentes. Prefiro guardar as lembranças boas da viagem por Blumenau, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriu e sobretudo Nova Trento.
Depois de pisar neste chão querido pela primeira vez, tão recentemente, e quando vejo as imagens da tragédia que assola esta região dá aquele nó na garganta. A impressão que se tem é que aqueles que sofrem com as enchentes são nossos irmãos.
A passagem por Nova Trento, em apenas uma tarde, por si já valeu a viagem. Tivemos a grata oportunidade de conhecer o majestoso santuário de Madre Paulina, o arraial de Vígolo em que ela viveu, juntamente com museus e outras lembranças. Foi realmente gratificante.
Madre Paulina, cujo nome verdadeiro é Amábile Lúcia Visintainer, fora beatificada pelo Papa João Paulo II em 1991 e canonizada em Roma em 2002, hoje é Santa Paulina, uma santa quase brasileira, pois nasceu em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália. Imigrou para o Brasil, com 9 anos de idade, juntamente com seus pais e irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo - Nova Trento - Santa Catarina, fundada pelo grupo da Itália que deu, coincidentemente, ao lugarejo o mesmo nome da província em que viviam do outro lado do mundo.
Aos 12 anos de idade começou a cuidar de doentes e em seguida se juntou à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, transferindo-se para São Paulo, no inicio do século passado para cuidar de crianças órfãs e idosos.
Madre Paulina morre aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942,
com fama de santidade; pois viveu em grau heróico as virtudes de FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e demais virtudes. Em 1965, 23 anos após a sua morte deu-se início ao processo de beatificação.
O SANTUÁRIO
Após a canonização de Madre Paulina e com a grande procura de fiéis ao local, buscou-se a construção do novo santuário, o qual pudemos conhecer. O mesmo está localizado no município de Nova Trento-SC, num vale emoldurado por montanhas e verdejantes colinas, com riachos próximos. A construção em estilo moderno foi erguida sobre uma colina, entre os arvoredos e jardins e tem o estilo de tenda.
O peregrino visitante tem a oportunidade de percorrer vários pontos do lugarejo para conhecer a antiga igreja, museu vivo, locais de oração e até de lazer.
O novo santuário é ligado ao antigo e ao casebre onde Amábile começou cuidando dos doentes, por uma passarela que une o pequeno ao grande edifício. Na praça, defronte ao majestoso santuário, está uma grande imagem de Santa Paulina de braços abertos a todos que ali chegam. Adentrando encontramos belas imagens de Maria Imaculada e São José, acolhendo os que chegam e abençoando os que partem.
Chama atenção dos visitantes a frase de Santa Paulina: “nunca jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”
A nave principal do templo tem capacidade para 3000 pessoas A área total coberta é de 6.925 metros quadrados, com capacidade ainda de estacionamento para 350 carros e 115 ônibus. Do inicio até o fim da construção foram gastos 924 dias de trabalho e a inauguração foi realizada no dia 22 de janeiro de 2006.

OS SINOS
Segundo informações, os três sinos foram elevados até a torre no dia 21 de setembro de 2004 com a ajuda de um guindaste. O fato inédito foi presenciado por muitas pessoas da região, com forte emoção. O mais importante nisso tudo é a origem dos sinos. Fomos informados que foram fundidos na cidade mineira de Uberaba, aqui bem próxima de

nós, pela Fundição Artística de Sinos. Os três juntos pesam 2.650 quilos e foram doados por uma família de Jaraguá do Sul-SC.

Um comentário:

  1. Seje sempre bem vindo a nosssa cidade,e que a nossa Santa Paulina te acompanhe em todos passos de tuas jornadas.Meu nome é Suzana e sou moadora da cidade de Nova Trento.

    ResponderExcluir