segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Prefeito mineiro leiloa carros para pagar dívida

UAI
No município de Coroaci, no Vale do Rio Doce, a 363 quilômetros de Belo Horizonte, o prefeito Valter de Almeida (DEM) encontrou uma forma inusitada para quitar as dívidas da prefeitura. Quarta-feira, vai leiloar parte da frota dos veículos da administração. Entre eles, o carro oficial usado pelo chefe do Executivo. A medida está provocando polêmica e é alvo de críticas do próximo prefeito, o empresário Emerson de Carvalho Andrade (PT), que corre o risco de não ter nenhum veículo à disposição para cumprir a agenda oficial da prefeitura tão logo seja empossado. O caso já foi parar na Justiça.

Segundo Valter de Almeida, o dinheiro arrecadado no leilão será destinado ao pagamento de dívidas relativas à Previdência. "Isso não tem nada de anormal. A lei diz que um bem móvel do município só pode ser vendido para adquirir outro bem móvel ou pagamento da dívida previdenciária, e é o que vamos fazer. Quero deixar a prefeitura de consciência limpa", disse o prefeito, que negou tomar tal atitude para prejudicar a futura administração. O chefe do Executivo não soube informar o valor total da dívida com a Previdência.

Entre os carros a serem leiloados estão três Fiat Uno, usados para transporte de merenda escolar, uma picape Fiat Strada e o veículo oficial do prefeito, um Fiat Palio Adventure Flex 1.8, comprado em 2005, que terá lance mínimo de R$ 25 mil. Depois do leilão vão restar no pátio da prefeitura quatro tratores; três caminhões; uma Sprinter, usada para o transporte escolar; três ambulâncias; uma retroescavadeira e uma patrola agrícola, ou seja, nenhum carro considerado de passeio ficará á disposição do próximo governo.

Valter alega que, além de sanar as dívidas, os veículos estão em péssimo estado de conservação devido ao tempo de uso. Ainda de acordo com ele, ao contrário da época em que assumiu a prefeitura, há quatro anos, vai deixar o caixa positivo, e com cerca de R$ 1 milhão em convênios celebrados com os governos federal e estadual para a realização de obras no município. "Tem vários carros que vão ficar em perfeito estado de uso para a próxima administração. Esses veículos que estão sendo vendidos foram comprados pelo atual governo e vão ajudar a balancear o caixa", explicou o prefeito.

Preocupação

Porém, o leilão dos carros da prefeitura está preocupando o próximo prefeito Emerson de Carvalho (PT) que teme assumir a prefeitura endividada e sucateada. Para ele, o correto seria que o chefe do Executivo se reunisse com a futura administração, antes de tomar decisões que possam comprometer o próximo governo. "Será que quando assumir terei pelo menos uma bicicleta para andar? Esses carros estão atendendo normalmente a administração pública e dessa forma não sei quais os motivos de eles serem vendidos. Não temos informações da real situação do caixa da prefeitura. A nossa preocupação é assumir o município e não ter recursos para adquirir novos veículos e ter algumas atividades prejudicadas", contou o prefeito, que nesta semana esteve na sede da comarca, em Peçanha, onde ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo que a Justiça interceda no processo de transição de governo. "Não há comunicação entre as partes. Qualquer informação a respeito da prefeitura é necessário fazer uma solicitação para receber um ofício por escrito. Agora, confiamos na Justiça para obter informações gerais sobre a prefeitura e a realização do leilão", comentou. O prefeito negou falta de diálogo e disse que transição de governo está sendo feita normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário