sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DuPont fecha unidade em Uberaba

JM ON LINE
A DuPont do Brasil anunciou ontem encerramento de suas atividades em Uberaba, a partir do dia 18 de dezembro. A unidade, situada no Distrito Industrial 3, atua no acabamento do dióxido de titânio Ti-Pure, um pigmento branco utilizado na fabricação de tintas, papéis, plásticos e especialidades, gerando 43 empregos diretos. O anúncio foi feito ontem, quando o vice-presidente da DuPont Titanium Technologies, Paulo Vieira, reuniu os funcionários, em dois turnos, para comunicar o encerramento das atividades.

Inaugurada em 1992, a unidade da DuPont em Uberaba é uma das maiores fontes arrecadadoras de ICMS no município, gerando recursos da ordem de R$ 1,5 milhão por mês. O valor, segundo Paulo Vieira, foi consolidado antes da crise mundial. Foram investidos US$ 22 milhões nessa unidade.

Em comunicado oficial, a empresa informa que cessará a operação da sua fábrica em Uberaba, a partir do dia 18. “Essa decisão visa a maximizar o aproveitamento de recursos existentes e aumentar a eficiência do sistema de produção global da DuPont Titanium Technologies, que, hoje, conta com outras cinco fábricas distribuídas pelo mundo”, justifica na nota, anunciando ainda investimentos na construção de um laboratório de pesquisa em Paulínia, que terá como um de seus propósitos aprimorar os serviços técnicos prestados a clientes de dióxido de titânio em toda a América do Sul.

Quanto aos funcionários, a fábrica oferecerá a todos que tiverem seus contratos de trabalho rescindidos benefícios que excedam as obrigações legais, tais como extensão por seis meses de planos de saúde e odontológico, bem como assessoria especializada para facilitar a recolocação profissional. “A companhia assegurará total transparência na comunicação, bem como tratamento justo e respeitoso a todos eles durante esse período de transição”, garante a direção da DuPont.

Categoria. A notícia, que até então era apenas boato junto à categoria, caiu como uma bomba entre os trabalhadores. No Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba (Stiquifar), a situação era de revolta. Logo após o anúncio foi postada notícia no site do sindicato onde a diretoria expõe sua opinião. “Com essa decisão, a DuPont, além de proporcionar um prejuízo incalculável ao Estado de Minas Gerais e ao município de Uberaba, condena ao desemprego centenas de pessoas que dependiam direta e indiretamente do trabalho prestado à empresa”.

Afirmam ainda que, de imediato, já estuda medidas capazes de proteger tanto os trabalhadores demitidos quanto maneiras de fazer valer o interesse público, “uma vez que para se instalar na região a DuPont obteve incentivos imensos diante de várias promessas vazias e de diversos compromissos não cumpridos”, escreveu o diretor de Comunicação, Glauco de Abreu Lima, para quem a empresa demonstra falta de compromisso social para com a cidade.

O prefeito Anderson Adauto só ficou sabendo do encerramento das atividades da DuPont, em Uberaba, no fim da tarde e não havia sido comunicado oficialmente. Entretanto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, tem uma agenda marcada para hoje, a pedido da diretoria da DuPont.

Quanto à área, doada pelo Município, caso a situação não seja revertida, o prefeito pretende revertê-la para posterior doação a outra empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário