sábado, 13 de dezembro de 2008

Minha turma de Gestão Pública conclui curso


Este 13 de dezembro, data em que se comemora Santa Luzia, foi realmente um dia de muita luz para mim e os colegas da II Turma do curso de Gestão Pública da Unipac Araguari. Hoje, concluimos a parte acadêmica do curso com uma intensa programação, das 8 às 18 horas. Uma data para nunca ser esquecida.
Como sou o líder da turma corri desde às 6 da manhã. Na despedida contamos com o descerramento da placa eternizada nos anais da Universidade. Em seguida café da manhã e logo após a Aula da Saudade. Lembranças, brincadeiras, afagos, lágrimas, o estouro do champagne e finalmente uma volta, enfileirados, pelos principais pontos do Campus, marcando a despedida. Depois nos reunimos em confraternização no espaço de eventos do Arroz Vasconcelos, com muita música, churrasco e alegria, preparando-se para a última etapa: a colação de grau, em fevereiro próximo.
Os professores da Unipac são muito gentis e sempre dizem que a nossa turma é uma das melhores que já se viu, muito unida.
Trata-se de uma turma bem adulta, composta por colegas de Araguari, Uberlândia, Prata, Tupaciguara, Corumbaíba, Indianópolis.
Foi realmente emocinante retornar aos bancos da Faculdade, após mais de 20 anos. Trouxe-nos uma renovação muito grande e importantes ensinamentos. A sala de aula dos anos 80, da antiga FAFI, hoje tem uma roupagem diferente. O giz foi trocado pelo pincel, o quadro negro ficou branco, as carteiras agora são de almofada; surgiu o computador e o projetor, juntamente com a internet.
Durante dois rápidos anos tivemos uma convivência incrível, tornando-nos colegas irmãos. Não foi possível aprofundar na gestão pública, mas vimos o suficiente para entender que o país está carente de gestores na Administração Pública. Ética, probidade, responsabilidade, transparência são adjetivos que cultuamos e que muitos dos chamados gestores não sabem o que significa.
Agradecemos a Deus esta oportunidade de concluir o nosso segundo curso superior. Agrademos aos familiares pelo apoio, aos professores, direção e funcionários da Unipac. Hoje, especialmente, um abraço às professoras Gleice Mara, que coordenou a Aula da Saudade, professora Rejane pelo incentivo, Lucille pelo grande apoio, e ao Luciano Tadeu, que teve a paciência de nos fazer recordar matemática. Obrigado também ao Gonzaga, diretor da Faculdade de Administrativas e Exatas, que abriga o nosso curso, ao Ubiratan Coutinho, coordenador do curso, e aos demais professores: Carla Maria, Iolanda Zacarias, Vieira, Edilvo, Joaquim Marques, Wesley Lucas, Simone Pereira, Denya Mayse, Janine e Wanice.
Diferentemente de outras turmas, que homenageiam os vivos, a nossa resolveu dar nome à turma de “professora Wanda Pieruccetti” numa homenagem póstuma a uma grande educadora, que atuou e contribuiu com a educação em Araguari, em épocas difíceis. Seu filho Cláudio Paes de Almeida foi ao descerramento da placa e ficou emocionado, declarando que sua mãe fora pouco homenageada em vida. E ainda que foi a principal batalhadora na vinda da Escola Antonio Marques para Araguari, pois reivindicou direto ao seu irmão Osvaldo Pierucetti e ao Governador Magalhães Pinto. Assim, acreditamos que a turma acertou a homenagem. Também figura como paraninfo o prefeito de Uberlândia Odelmo Leão, atualmente a principal figura política do nosso Triangulo e metade da turma é de Uberlândia, e como patrono o Dr. Neiton de Paiva Neves, ex-prefeito de Araguari com uma história importante na vida pública local, exemplo de homem público.
Aguardamos ansiosamente o dia 6 de fevereiro, com a colação definitiva de grau.
Começamos com 32 colegas e terminamos com 24. Infelizmente alguns dos colegas tiveram de se afastar ao longo desses dois anos

Na foto da turma
Da esquerda para a direita
Fila ao fundo: Ethiene, Carolina, Rodrigo, Rodrigo Stevão, Maurício, Aparecida e Cristóvão. Na fila intermediária: Thelma, Derimar, Wilmar, Leire, Wilson, Luciano e Rogério.
Na primeira fila: Neide, Raul, Maria Sidna, Kária, Ainda, Mariana, Leonora, Alessandro e Marileia.

2 comentários:

  1. Parabéns Wilson Prado,

    Termina, com a formatura, a etapa da informação a cerca da Gestão Pública, porém INICIA-SE a formação do profissional Tecnólogo em Gestão Pública, na caminhada prática.

    É de agora em diante, como Tecnólogo em Gestão Pública que sua responsabilidade aumenta. Como formador de opinião por meio das ondas do rádio e do blog, seus argumentos devem ser cada vez mais embasados de elementos técnicos, longe de sentimentalismos ou emoções fugazes.

    Que Deus te proporcione serenidade e sabedoria nessa nova jornada.

    Abraço,

    Alessandre Campos
    arquiteto e urbanista

    ResponderExcluir
  2. Amigo Wilson,
    Tive a honra e o prazer de participar desse caminhada de vocês, como professor nos terceiro e quarto períodos. Chamaram especial atenção o comprometimento, o interesse e a maturidade da turma.
    Que Deus ilumine o caminho de cada um de vocês e que o aprendizado se transforme em fator de mudanças numa Gestão Pública ainda contaminada pelo amadorismo, pelo clientelismo e por tantos outros "ismos" prejudiciais à cidadania.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir