domingo, 21 de dezembro de 2008

Manifesto enviado aos deputados e senadores sobre a PEC dos vereadores

Copia de e-mail enviada por este blogueiro a vários deputados federais e senadores.


Sobre o impasse da PEC dos vereadores. Parece que os nobres deputados estão confusos em relação aos repasses para as câmaras municipais ou querem confundir a opinião pública. Vejamos:

1 - O mero aumento do número de vereadores não implicará em aumento de gastos. Na minha cidade, por exemplo, que tem 110.000 habitantes, passaríamos dos 11 atuais para 17 vereadores, que iriam gastar os mesmos 7 por cento que eram repassados ainda em 2004 quando tínhamos os 17.
2 - A injustiça vem acontecendo é nos últimos 4 anos, a verdadeira farra dos vereadores. Onze estão gastando por 17. Houve a diminuição do número de vereadores, em 2004, mas não se diminuiu o repasse. Os 11 se transformaram em “super-vereadores”, com polpudas verbas de gabinetes, gastos desnecessários com imprensa, informática, dentre outros....
O que é mais justo:
11 repartir um bolo de 100,00
ou 17 repartir este mesmo bolo?

3 – Assim, se houver a redução dos repasses como quer a Câmara dos deputados, não poderá haver o aumento do número de cadeiras. Na minha cidade a verba da Câmara cairia de 7 para 3,5 por cento. Para os 11 trabalharem está ótimo, tem de reduzir mesmo.

4 – Portanto, a matemática de vocês está errada meus caros. Não se pode falar em aumentar vereadores e reduzir os repasses para as câmaras. Seria o mesmo que colocar mais 6 pessoas para morar em sua casa e você dizer para a patroa: estou trazendo mais seis para morar conosco e você aos invés de ter os 100 que tínhamos antes para gastar, agora vai poder dispor de apenas 50.

5 – Se querem mesmo aumentar o número de vereadores tem de manter os repasses como estão, e as casas, mesmo não gostando de mais gente para participar do bolo, vão se acomodar; Agora falar em aumentar gente para gastar e reduzir a verba pela metade é sandice.

6 – O senado é que fez certo, retirou este item e pronto, os gastos permaneceriam os mesmos de hoje. Teríamos os vereadores que perdemos sem gastar mais nada.

7 – Não sou suplente e nem parente de vereador, já fui favorável a reduzir o número de vereadores, mas vi que estava errado. Reduziu-se a representatividade e os custos ficaram os mesmos. Acho que é injusto ter aqui próximo de nós uma cidade de 3 mil habitantes com 9 vereadores e a minha de 110.000 com apenas 11. A manipulação também se torna mais fácil numa casa com menos representantes.
8 - Agora se não aumentarem as vagas, pelo amor de Deus, que reduzam já as verbas, ou teremos os 11 marajás comendo o dinheiro de 17 por mais 4 anos.


Wilson José Prado - jornalista em Araguari-MG
wilsonjprado@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário