quarta-feira, 5 de março de 2008

Audiência debate queda na conta de luz

Estudos do Ministério Público Estadual apontam que tarifa da Cemig pode cair 15,67%; Aneel propõe corte de 9,72%
Aconteceu na manhã de hoje, em Belo Horizonte, a audiência pública para discutir a redução da tarifa proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Mas, segundo estudos preliminares elaborados pelo Ministério Público Estadual (MPE), divulgados na audiência pública de hoje, a concessionária tem margem para reduzir a tarifa média de energia em 15,67%, sem abalar o seu atual fluxo de caixa e seu patrimônio. Os cálculos feitos pela equipe técnica do MPE revelam que a redução resultaria em uma economia de até 18% para o bolso do consumidor.
Para chegar aos 15,67% de redução tarifária, o MPE considerou os custos originais da empresa. Também levou em conta o fato de a companhia mineira ser referência global em eficiência e estar entre as mais rentáveis do setor. Analistas do mercado estimam que a Cemig deverá fechar o balanço de 2007, que será enviado à Comissão de Valores Mobiliários no próximo dia 6, com lucro de aproximadamente R$ 2 bilhões.

Decisão final
O percentual exato de corte da tarifa da Cemig só será definido no dia 8 de abril. Até lá, todas as contribuições apresentadas durante todo o processo e na audiência pública de hoje serão analisadas pela Aneel, a quem cabe a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário