terça-feira, 25 de março de 2008

MP vai investigar fraude em concurso no interior de MG

Portal UAI
O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar o concurso público da Prefeitura de Ipaba, a 250 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale do Aço, informou o promotor Fábio Finotti, curador do Patrimônio Público da Comarca de Ipatinga. Entre os candidatos aprovados estão parentes do prefeito José Vieira de Almeida (DEM). Segundo o promotor, o MPE pediu à administração municipal documentos sobre o concurso. Na semana passada, o advogado Denner Franco Reis fez representação à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Ipatinga, pedindo a anulação do concurso.
Se forem constatadas irregularidades, as provas podem ser anuladas. “Temos prazo de até um ano para investigar, mas, mesmo homologado, se for comprovada atitude ilícita, o concurso pode ser anulado e os responsáveis terão que ressarcir o patrimônio público e quem se sentir lesado”, disse.
Há duas semanas, pessoas ligadas ao grupo político do ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura Geraldo dos Reis Neves (PMDB) entraram com representação na promotoria, denunciando o favorecimento de pessoas e improbidade administrativa na aplicação das provas. Entre os documentos requisitados, estão a cópia integral do edital do concurso; relação dos nomes, qualificação e endereços dos integrantes da comissão organizadora e responsáveis pela elaboração e correção das provas; e lista dos candidatos inscritos, com indicação das notas obtidas por todos os que participaram e cópias das provas. A prefeitura tem 15 dias para fornecer as informações.

O concurso foi realizado em 24 de fevereiro e o resultado divulgado dia 10. Foram oferecidas 110 vagas, a maioria para cargos de nível médio. Houve 267 candidatos inscritos. Da listagem dos aprovados, constava o nome da mulher do prefeito, Izaltina Martins de Almeida que disputou com outros três candidatos o posto de secretária-executiva da prefeitura. Além dela, seus três filhos também foram aprovados. Clélia e Clevison Almeida Martins aparecem como os segundos colocados nos cargos de auxiliar de assistência social e operador de máquina, respectivamente. O outro irmão, Cleivison Almeida, foi o único selecionado para a vaga de chefe de serviços. Essa função foi disputada com outros oitos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário