segunda-feira, 31 de março de 2008

Serra lidera disputa pela Presidência em 2010, diz pesquisa

Pesquisa de intenção de voto do instituto Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo” na edição desta segunda-feira (31) aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à frente da disputa pela Presidência da República em 2010 em quatro simulações feitas com seu nome. Em segundo lugar, aparece o deputado federal Ciro Gomes (PSB).
Simulações
O instituto também fez três simulações de intenção de voto com outro tucano, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Nestes cenários, Ciro Gomes leva vantagem.
Nos quadros apresentados, tanto com o tucano José Serra quanto nos cenários com Aécio Neves, foram alternados três nomes do Partido dos Trabalhadores: a ministra do Turismo, Marta Suplicy, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.
Serra
Segundo o jornal, no primeiro quadro, José Serra aparece com 36% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 20%, pela ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), com 12%, e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, com 8%.
Em outra simulação, com o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Serra fica com 38%, Ciro obtém 20%, Heloísa Helena fica com 14% e a ministra da Casa Civil tem 3%.
Já na terceira simulação, o tucano tem 38%, o deputado federal do PSB fica 21% e a ex-senadora obtém 15%. O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, aparece com 1% das intenções de voto.
Em uma eventual disputa entre Serra e Aécio, considerando a hipótese de que um deles tivesse deixado o PSDB, o governador de São Paulo fica com 34% das intenções de voto, contra 20% de Ciro Gomes e 14% de Heloísa Helena. O governador mineiro fica com 11%.
Ciro
O deputado federal Ciro Gomes aparece na frente na disputa nos cenários em que foi colocado o nome do tucano Aécio Neves. Na simulação com Marta Suplicy, o parlamentar do PSB fica com 28%, contra 17% de Heloísa Helena. Em seguida, aparece o governador de Minas Gerais, com 14%, e a ministra do Turismo, com 11%.
Na segunda simulação, Ciro obtém 31%. Em segundo lugar, fica a ex-senadora Heloísa Helena, com 19%. Ela é seguida por Aécio Neves, com 15%, e pela ministra Dilma Rousseff, com 4%.
No terceiro quadro, o deputado federal do PSB aparece com 32%, seguido pela ex-senadora, com 20%, pelo governador de Minas Gerais, com 15%, e pelo ministro Patrus Ananias, com 1%.
Lula
Segundo a pesquisa, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 55%. Esse índice, de acordo com o jornal, é o maior desde o início do governo e supera os índices obtidos por presidentes da República desde Fernando Collor de Melo.
O percentual de 55% é resultado daqueles que consideraram o governo ótimo ou bom. O quesito regular foi escolhido por 33% dos entrevistados.
Já 11% consideram a administração de Lula ruim ou péssima. De acordo com o jornal, a desaprovação do presidente é uma das menores de seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário