Pesquisa de intenção de voto do instituto Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo” na edição desta segunda-feira (31) aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à frente da disputa pela Presidência da República em 2010 em quatro simulações feitas com seu nome. Em segundo lugar, aparece o deputado federal Ciro Gomes (PSB).
Simulações
O instituto também fez três simulações de intenção de voto com outro tucano, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Nestes cenários, Ciro Gomes leva vantagem.
Nos quadros apresentados, tanto com o tucano José Serra quanto nos cenários com Aécio Neves, foram alternados três nomes do Partido dos Trabalhadores: a ministra do Turismo, Marta Suplicy, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.
Serra
Segundo o jornal, no primeiro quadro, José Serra aparece com 36% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 20%, pela ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), com 12%, e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, com 8%.
Em outra simulação, com o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Serra fica com 38%, Ciro obtém 20%, Heloísa Helena fica com 14% e a ministra da Casa Civil tem 3%.
Já na terceira simulação, o tucano tem 38%, o deputado federal do PSB fica 21% e a ex-senadora obtém 15%. O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, aparece com 1% das intenções de voto.
Em uma eventual disputa entre Serra e Aécio, considerando a hipótese de que um deles tivesse deixado o PSDB, o governador de São Paulo fica com 34% das intenções de voto, contra 20% de Ciro Gomes e 14% de Heloísa Helena. O governador mineiro fica com 11%.
Ciro
O deputado federal Ciro Gomes aparece na frente na disputa nos cenários em que foi colocado o nome do tucano Aécio Neves. Na simulação com Marta Suplicy, o parlamentar do PSB fica com 28%, contra 17% de Heloísa Helena. Em seguida, aparece o governador de Minas Gerais, com 14%, e a ministra do Turismo, com 11%.
Na segunda simulação, Ciro obtém 31%. Em segundo lugar, fica a ex-senadora Heloísa Helena, com 19%. Ela é seguida por Aécio Neves, com 15%, e pela ministra Dilma Rousseff, com 4%.
No terceiro quadro, o deputado federal do PSB aparece com 32%, seguido pela ex-senadora, com 20%, pelo governador de Minas Gerais, com 15%, e pelo ministro Patrus Ananias, com 1%.
Lula
Segundo a pesquisa, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 55%. Esse índice, de acordo com o jornal, é o maior desde o início do governo e supera os índices obtidos por presidentes da República desde Fernando Collor de Melo.
O percentual de 55% é resultado daqueles que consideraram o governo ótimo ou bom. O quesito regular foi escolhido por 33% dos entrevistados.
Já 11% consideram a administração de Lula ruim ou péssima. De acordo com o jornal, a desaprovação do presidente é uma das menores de seu governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário