sexta-feira, 14 de março de 2008

UNIPAC Araguari realiza 1ª Semana do RIM



No dia 13 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim. Em alusão à data, a UNIPAC Araguari, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 1ª Semana do Rim de Araguari. Trata-se de uma campanha de prevenção às doenças renais no período de 10 a 14 de março. Acadêmicos da Faculdade de Medicina e do curso de Enfermagem desenvolveram atividades de informação e de conscientização à população sobre doenças renais, diagnóstico e prevenção.
Conforme o médico e professor da Faculdade de Medicina de Araguari, Marcos Vinicius de Pádua Netto, esta é uma campanha nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizada anualmente com o objetivo de prevenir essas doenças que tem o potencial de evoluir para quadros de diálise e transplantes. Destacou ser interessante a UNIPAC participar desta iniciativa.
Desde o primeiro dia de atividades, a equipe da Universidade Presidente Antônio Carlos esteve no PSF do Bairro São Sebastião, no Posto de Saúde do Bairro Santa Helena, na Santa Casa de Misericórdia de Araguari, no Pronto Atendimento Municipal de Araguari, Câmara Municipal, Pica Pau Country Clube e na Policlínica central.
O secretário municipal de Saúde, Edilvo Mota, esteve presente à ação na Policlínica e comentou a iniciativa: “é uma demonstração da importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, inclusive dentro do que preconiza a legislação sanitária, que a sociedade, as empresas e os indivíduos têm também responsabilidade com a saúde. Neste sentido a UNIPAC mais uma vez demonstra sensibilidade e responsabilidade social, traz seus alunos e professores em campo para fazer este trabalho de prevenção..
Para os alunos dos cursos envolvidos, as atividades realizadas durante a 1ª Semana do Rim estão sendo de muita valia. “Acho importante a iniciativa para termos contato com o paciente desde o início. Nós não podemos auxiliar muito, mas este contato é de muita importância”, disse o estudante de Medicina, Almiro Francisco Borges.
Também participaram como parceiros do evento a União Hospitalar, Unimed e os laboratórios Prevenção, São José e Central. As atividades foram muito bem recebidas pela comunidade araguarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário