terça-feira, 4 de março de 2008

Uberaba - pesquisa aponta vitória de Fahim para prefeito

Jornal de Uberaba
Se as eleições para prefeito de Uberaba fossem hoje, o deputado estadual Fahim Sawan (PSDB) venceria. Dependendo do cenário, a vitória seria certa já no primeiro turno. É o que aponta resultado de pesquisa realizada em parceria pelo Instituto Veritá, de Uberlândia, e o JORNAL DE UBERABA. A pesquisa entrevistou 807 eleitores entre os dias 17 e 21 de fevereiro deste ano. A margem de erro é de 3,51 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Cartório Eleitoral sob o número 021/2008, contido como aviso 003/2008.
Sob a forma estimulada, em que são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, Fahim é o preferido por 38% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o prefeito Anderson Adauto (PMDB), com 31,4% das intenções de voto. Em terceiro, quarto, quinto, sexto e sétimo lugares, surgem Isabel do Nascimento (10,6%), Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin (7,2%), Eclair Gonçalves (4,8%), Marilda Ribeiro (4,5%), Lourival dos Santos (2,3%). Com menos de 1% das intenções de voto aparecem Alaor Carlos de Oliveira Júnior (0,7%), João Franco Filho (0,3%) e Eustáquio dos Reis (0,1%).
Sem a presença de Anderson Adauto entre os concorrentes, as intenções de voto em Fahim sobem para 56,3%, o que o levaria a vencer no primeiro turno, tendo em segundo lugar Isabel do Nascimento, com 16,4%. Votos nulos somaram 5,1%. Eleitores indecisos ou que não responderam são 7,3%. No cenário em que são apresentados apenas cinco nomes, Fahim recebeu 40,8% das intenções de voto à frente de Anderson, que obteve 32,7%. Isabel ficou com 11%, Lerin com 9,1% e Marilda, com 6,3%.
Sob a forma espontânea, em que o entrevistado responde em quem tem a intenção de votar, sem a indicação de possíveis candidatos, o prefeito Anderson Adauto foi citado por 21,4% dos entrevistados. Fahim aparece em segundo, com 15,1%. Em terceiro aparece o ex-prefeito de Uberaba, o atual deputado federal Marcos Montes (DEM), com 3%. Isabel do Nascimento surge em quarto lugar, com 2,7%, seguida por Lerin (1,7%), Eclair (0,7%), Marilda (0,5%), Lourival dos Santos (0,5%), Luiz Guaritá Neto (com 0,4%). O levantamento indicou, ainda, que nem toda a população tem conhecimento da morte do ex-prefeito Wagner do Nascimento, no dia 6 de setembro de 2007, vítima de infarto fulminante em Brasília (DF). Na pesquisa espontânea, ele é citado como o preferido por 0,2% do universo consultado. O levantamento em Uberaba mobilizou aproximadamente 20 pesquisadores e contempla todos os bairros da cidade divididos por microrregiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário