segunda-feira, 10 de março de 2008

A produção de cerveja começou com as mulheres

UAI
A produção de cerveja era uma profissão altamente respeitada, praticada essencialmente por mulheres. Na Mesopotâmia, mais propriamente na Suméria, uma mulher, por acaso, ao fazer pão, deixou-o acidentalmente na chuva, o pão fermentou e resultou no “pão líquido”, estava criada uma das bebidas mais populares da História da humanidade.
Já no segundo milênio antes de Cristo enquanto se assistia à queda do império sumério, surgia uma nova civilização na Mesopotâmia, descendente da civilização suméria, mas mais avançada tecnologicamente, e que em muito contribuiu para o avanço no processo de fabricação de cerveja: os babilônios.
Em 500 A.C as palavras "cervisia ou cerevisia" passaram a ser utilizadas pelos romanos para homenagear a Ceres deusa da agricultura e da fertilidade.
Na civilização asteca as mulheres usavam a espuma da cerveja para tornar a pele mais fresca e suave. Entre os Incas, na América do Sul, somente as virgens podiam preparar a bebida a base de milho consumida pelo imperador. Na Alemanha, a tarefa de fabricar cerveja era uma das atribuições fundamentais da mulher.
Do blog: Talvez esteja aí a explicação para a ligação que a publicidade faz entre a cerveja e a mulher. A coisa vem de muitos e muitos anos atrás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário