quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Emprego avança para as cidades de pequeno porte

Jornal Correio 13.08
Entre as que abrigam mais vagas em MG estão Ituiutaba e Araguari
Cidades com menos de 200 mil habitantes foram as que mais cresceram na geração de empregos formais nos últimos 10 anos em Minas Gerais. Pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que, de 1999 até o primeiro semestre deste ano, a taxa de crescimento anual do emprego nesses municípios foi de 6,7%, quase duas vezes maior do que em cidades mais populosas, cujo índice foi de 2,9%.

No Triângulo Mineiro se destacam Ituiutaba, com pouco mais de 90 mil habitantes, que registrou crescimento no emprego formal de 6,9%, e Araguari, de 100 mil habitantes, que teve aumento de 6,7% no número de contratações. Nas duas cidades, o aumento foi maior que a média de 5% do Estado, onde o número de trabalhadores com registro saltou de 2,72 milhões para 4,13 milhões.

Em Ituiutaba e Araguari, o aquecimento no mercado da construção civil pode ter contribuído para o crescimento da oferta de vagas no mercado de trabalho. Segundo a diretora regional do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Ituiutaba, Magaly Carvalho Arantes, grande parte dos 3.882 candidatos foi encaminhada para este setor entre janeiro e julho deste ano.

Além da construção da usina Ituiutaba Bioenergia, instalada no município em 2006 para a produção de açúcar e álcool e para gerar energia elétrica, Magaly Arantes cita as obras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do centro de convenções, que estão em andamento. “A construção de imóveis particulares cresceu 400% nos últimos anos. Com a cidade mais cheia, as empresas, o comércio e a própria usina aumentaram a oferta de vagas.”

A diretora do Sine de Araguari, Georgina Ferreira Pedrosa, afirmou que, das 692 pessoas atendidas pela agência no primeiro semestre deste ano, a maioria foi encaminhada para a construção civil e para o comércio. “As obras de um supermercado e de um shopping empregaram muito nos últimos meses”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário