sábado, 30 de agosto de 2008

Mudar de operadora e manter o número do celular começa a valer dia 1°

O direito de mudar de operadora de telefone mantendo o mesmo número começa a valer na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, com uma boa notícia para o consumidor: Vivo, Claro, Oi (fixo e móvel), CTBC e Embratel anunciaram que não vão cobrar para receber o cliente que chegar com o número antigo do concorrente - pelo menos promocionalmente, caso da Tim.

A Brasil Telecom e a Telefônica ainda estudam como procederão. A taxa foi definida ontem em R$ 4 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas as empresas podem optar por não cobrar. O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse ontem que, ao longo do primeiro ano de vigência da portabilidade, cerca de 11 milhões de usuários dos serviços de telefonia fixa e móvel deverão exercer o benefício de trocar de operadora mantendo o número do telefone.

Se essa projeção se confirmar, Sardenberg calcula que os custos totais dessas operações deverão somar R$ 45,6 milhões. Esses gastos deverão ser custeados pelos próprios clientes que optarem pela operação e pelas empresas. A Anatel escolheu a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) para exercer o papel de Câmara de Compensação dessas trocas entre as empresas. Por isso, os usuários que optarem por exercer o direito à portabilidade numérica terão de pagar uma taxa.

As empresas vão absorver esse custo porque têm interesse em absorver clientes das concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário