segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O debate dos prefeitáveis

Araguari realizou o primeiro debate entre os prefeitáveis: Justino, Marcos Coelho, Marlos Fernandes, Sergio de Jesus e Wanderlei Inácio, no último sábado, dia 09, no auditório da CDL. Por causa do curso que faço aos sábados na Unipac e como este é o ultimo semestre, preciso me dedicar ao máximo. Ainda mais que este mês cheio de feriados alguns sábados não terão aula.
Mas voltando ao debate, como não agüento ficar sem acompanhar, acabei levando um radinho para a Faculdade. Nos intervalos e até dentro da sala de aula acabei ouvindo quase tudo.
Demorou muito para começar, acho que foi problema da linha de transmissão para a rádio. O horário, na minha opinião, foi bastante impróprio, visto ser véspera do dia dos país e muita gente saiu às compras. Acredito não ter alcançado boa audiência, pois muita gente que conversei não sabia do tal debate; outros não se interessaram mesmo.O desinteresse tem sido a grande tônica destas eleições. A população apática parece não ter ainda parado para pensar no assunto eleições.
A fórmula do debate foi bastante rígida e isso impediu muito a expressão dos candidatos. A duração atingiu uma hora e 45 minutos, incluindo-se os intervalos. Pouco para se debater sobre as propostas de cada um. Mas há de se ressaltar que todos mantiveram o nível durante todo tempo. E quem sabe outros debates serão realizados com o objetivo de esclarecer o eleitorado.
Neste encontro ficou claro que o dom da palavra não é de todos. Outros ainda utilizaram as velhas fórmulas da política como isso fosse importante. Outros repetiam aquilo que ouviam dentro do próprio debate. Justino bastante eufórico apresentou-se bem, mas deu um grande deslize quando disse que sua função é “advogado marítimo e suas empresas estão no Rio de Janeiro e em Santos, porque o mar não pode vir até Araguari”. Marcos Coelho tem muita dificuldade de expressão e isso ficou bem claro. Misturou muito a vida de empresário com a vontade de ser prefeito. Marlos estava um pouco nervoso, mas tentou passar algumas das propostas de governo. Serginho apresentou-se bem, mas não passou credibilidade nas suas propostas. Wanderlei Inácio estava mais tranqüilo, mas utilizando velhos chavões como: “vou abrir a porta da prefeitura ao povo, foi devolver os ônibus aos estudantes, quero que vocês me ajudem a governar Araguari”...
Mas pelo menos serviu para mostrar quem é quem na corrida sucessória.Parabéns ao Gazeta do Triãngulo pela iniciativa e pela condução dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário