quarta-feira, 9 de julho de 2008
9 de julho comemora-se Santa Paulina
"Não desanimeis nunca, embora venham ventos contrários."
Santa Paulina
Amabile Lucia Visintainer, hoje Santa Paulina, ( nasceu en Vigolo Vattaro, 16 de dezembro de 1865 — e morreu em 9 de julho de 1942, São Paulo) foi uma religiosa ítalo-brasileira canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II.
Filha de Napoleone Visintainer e Anna Pianese, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigra para o Brasil como muitos outros trentinos, estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, actuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.
Em 18 de Outubro de 1991 foi beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião da sua visita a Florianópolis. Foi por fim canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário