sexta-feira, 4 de julho de 2008

Coluna Salada Mista

Dia 04.07.08
Jornal Contudo
Limirio Martins
O Dia do Bombeiro no Brasil foi comemorado neste dia 02 de julho. A todos os integrantes desta bela corporação o nosso reconhecimento pelo trabalho digno de louvor que os mesmos realizam. O Bombeiro é o nosso grande guardião e dedica sua profissão em defesa da vida e do patrimônio das pessoas. Parabéns a todos os amigos certos e nos atendem quase sempre nas horas incertas.

Destaque especial para a convenção do PPS realizada na última segunda-feira, 30 de junho. Foi, sem dúvida, o maior evento político do ano, dando um verdadeiro show de organização e expressiva participação de convencionais e convidados, impressionando os adversários. O local escolhido, antigo Cine Ritz, não poderia ser melhor, pois a própria estrutura de tela serviu para projeções sobre a vida política do então pré-candidato do partido Marlos Fernandes. A decoração e o aparato dava ares de que estávamos assistindo uma convenção ao estilo “Barack Obama”.

Uma importante carta de apoio foi lida na convenção do PPS. O ex-prefeito Neiton de Paiva Neves escreveu com todas as letras e declarou apoio total a candidatura de Marlos Fernandes, por “conhecer a sua integridade como pessoa, pai de família e sinônimo de honradez” – escreveu o ex-prefeito de Araguari. O apoio foi muito bem recebido no seio da candidatura Marlista.

O grande problema do candidato do PPS, Marlos Fernandes, nesta reta de definição, é apaziguar os candidatos a vereança, na composição também com o PSC, PSB, PSDB. O PPS parece querer caminhar sozinho e os demais terão de se coligar. A posição do PPS é muito cômoda porque o partido com certeza irá eleger um vereador e com os votos de legenda que chegarão trazidos por Marlos há a possibilidade de eleger até dois.

O grupo político de Justino Carvalho tem mesmo muita sede de poder. Não se contentou apenas com a tomada do partido Democratas, em que através do deputado João Bittar destituiu o Diretório e formou uma comissão provisória para se unir ao grupo. Agora deu em cima também do PP, o Partido Progressista, num grande embate com a presidente Dra. Fernanda Debs, que luta bravamente em defesa da agremiação em Araguari. A tentativa se deu através do mesmo caminho, em que Justino foi atrás do deputado Wanderley Jeangrossi, em Belo Horizonte, que foi o mais votado do partido em Araguari e quer dar as cartas aqui , mesmo sem ter trazido nenhum benefício para a cidade.

O dia 03 de julho é comemorado o dia do apóstolo São Tomé, aquele que só acreditava se tocasse. O incrédulo apóstolo também inspirou muitos araguarinos que também não acreditavam na recuperação da avenida Teodolino Araújo ainda no governo Marcos Alvim. Esperavam que só o novo prefeito conseguiria tal feito. Mas por coincidência e para mostrar aos incrédulos, a obra fora inaugurada exatamente no dia do Santo incrédulo. São proezas que só Araguari consegue realizar. Méritos para o prefeito Marcos Alvim que soube buscar os recursos e ter cacife para consegui-los.

O senador Wellington Salgado conseguiu fazer o jogo político na sucessão municipal uberlandense. Colocou seu nome na mídia ao se declarar candidato a prefeito pelo PMDB. Assim ficou por dois dias e conseguiu atrair para si os holofotes. No momento certo recuou a indicou a candidata a vice numa composição com o cabeça de chapa deputado Wellington Prado. Salgado mostrou que em pouco tempo já aprendeu a sagacidade e a ‘mineirice’ da política, em que aquilo que parece ser pode ainda mudar.

Um fato é certo nas eleições municipais que se avizinham. O número de candidatos a vereador em Araguari será bastante reduzido em relação a outros pleitos. Além do número de 11 cadeiras apenas, também contribuem para isso a desorganização partidária, as alianças que não agradam e principalmente as coligações que limitam os partidos de lançarem mais nomes. Assim, pelo movimento que se nota teremos no máximo 100 candidatos disputando as cadeiras do legislativo. Este fato traz também uma certeza, que a votação aumentará e ninguém conseguirá se eleger com menos de 1.500 votos.

Na dança dos vices o vereador Alfredo Pastori será mesmo o vice de Wanderlei Inácio. O registro dos candidatos deverá ser feito até amanhã, dia 05, na justiça eleitoral. Infeliz em outras composições, o presidente do PTC agora trabalha pela valorização de sua chapa de vereadores e a reforçar a candidatura de Mãe Preta, até o presente momento líder nas pesquisas eleitorais.

Um grupo de seis virou quatro ou um grupo só se dividiu em quatro. Foi exatamente o que aconteceu com o chamado grupo dos 06 vereadores na Câmara Municipal. A divisão não foi proposital, mas deixa uma certeza: qualquer o prefeito a ser eleito, levará consigo uma parte deste grupo. A vereadora Mary Simone abriu a debandada e se juntou como vice de Justino Carvalho. O vereador Juberson também compôs como vice de Marcão. Os vereadores Toninho e Porcão rumaram com Artur para se aliar a Marlos Fernandes. E por fim Alfredo Pastori e Rogerinho ficam com Mãe Preta. Apesar do racha o grupo mostrou força política, pois conseguiu emplacar três candidatos a vice.

A tática de deixar para a última hora as convenções e decisões sobre acordos este ano não está funcionando a contento. Muita confusão e desentendimentos tem havido entre os grupos que apóiam determinados candidatos. As coligações comandadas por Justino Carvalho (PDT) e Marcos Coelho (PMDB), que realizaram suas convenções antecipadas, já estão arquitetando suas campanhas em busca de votos do eleitor. Enquanto uns brigam outros trabalham.

Muitas leis são recheadas de hipocrisia. A eleitoral em vários pontos não foge à regra. Os partidos tem até o dia 30 de junho para realizarem suas convenções. No entanto, as atas podem ser entregues no dia 5 de julho. É aquele jeitinho brasileiro de fraldar as convenções e fazerem todo tipo de manobras. As atas deveriam ser entregues à justiça eleitoral até a meia noite de 30 de junho. Com certeza evitaria muitas manobras e rasteiras que se realizam nesse período entre a convenção e o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário