quarta-feira, 9 de julho de 2008

Querem nos botar a mordaça

artigo publicado no Gazeta do Triângulo
08-Jul-2008
Manoel Messias de Carvalho *

Há poucos dias recebemos um ofício da Gerência Regional de Saúde, repassado pela Secretaria Municipal de Saúde, dirigido a todos os agentes comunitários de Saúde, ofício este que me deixou muito indignado, pois, tal documento impõe aos agentes comunitários de Saúde, a mordaça. Este diz aos agentes que os mesmos estão terminantemente proibidos de atuarem ou militarem na vida política eleitoral e partidária em 2008, reforça e afirma ainda, que esta proibição é dentro e fora do horário de serviço, dessa forma, os agentes comunitários de Saúde ficam exilados da vida pública, da política eleitoral e partidária, contrariando até mesmo a Constituição Federal.

É verdade que devemos ter uma atuação e conduta suprapartidária no horário de serviço, mas fora do meu local de trabalho, na minha vida mando eu, não aceito, e não admito que outras pessoas ditem o que devo ou não fazer, e jamais abrirei mão dos meus direitos políticos constitucionais. Não serão alguns aspirantes de ditadores que vão ditar minha conduta política, tenho orgulho do serviço que faço, assim como, tenho orgulho de minhas opções e condutas políticas. Sou um cidadão livre, lutei por essa liberdade contra a própria Ditadura Militar, no final dos anos 70 e anos 80, lutei por um país democrático, com liberdade de expressão, e de opção, e principalmente pelos direitos de todos os cidadãos a participarem da vida política, e nunca deixarei de lutar por esses direitos inalienáveis de todos nós: agentes, lavradores, garis, engenheiros, médicos, letrados, analfabetos etc.

A democracia e a liberdade política, jamais poderão ser privilégio de alguns.

É por isso, que venho a público repudiar este ato autoritário, ditatorial e desrespeitoso à dignidade humana e a cidadania, e ao mesmo tempo chamar a todos os trabalhadores de todas as categorias à liberdade, a democracia, e a participação na vida pública, pois, a Constituição de 1988, nos garante isso.
Sem medo de tirar a mordaça.

*Agente Comunitário de Saúde do PSF do Bairro Santa Terezinha

Um comentário:

  1. "Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu; a gente estancou de repente, ou foi o mundo então que cresceu... a gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar mas eis que chega a roda-viva e carrega o destino pra lá..." Chico Buarque de Holanda (Roda Viva)

    ResponderExcluir