sexta-feira, 18 de julho de 2008

Coluna Salada Mista

18.07.08
Jornal Contudo
Limirio Martins

A vizinha cidade de Anhanguera – GO, perdeu o posto de menor colégio eleitoral do Brasil. O município paulista de Borá repete as eleições municipais de 2004 e permanece como o menor colégio eleitoral do país, com 924 eleitores, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Borá perdeu quatro eleitores em relação aos dados de maio. Nesse mês, o menor colégio eleitoral do país era Anhangüera (GO), com 883 eleitores. Porém, a cidade goiana ganhou 60 votantes e totaliza agora 943. Borá e Anhangüera são as únicas cidades que têm menos de mil votantes entre os 5.564 municípios do país.

A campanha eleitoral em Araguari começou a esquentar com a iniciativa do promotor eleitoral de pedir a impugnação de nove candidatos ao pleito de 2008, incluindo aí os candidatos a prefeito e vice, Wanderlei Inácio e Alfredo Pastori. No entendimento da promotoria esses candidatos são “irrecomendáveis ao eleitorado, tendo vista que respondem a processos criminais”. No entanto, o órgão máximo da Justiça Eleitoral, continua com o entendimento que o candidato só poderá ser barrado após a condenação. Os citados têm direito de recorrer.

O polêmico deputado federal Clodovil Hernandez resolveu radicalizar contra a própria casa. Visando os holofotes, o parlamentar pediu a redução do número de deputados federais no Brasil para 250, reduzindo-se em mais da metade do que está hoje. A proposta não encontrou ressonância na casa e não conseguiu o número mínimo necessário de assinaturas para entrar em tramitação. Faltaram quatro assinaturas de deputados. Clodovil mexeu na ferida e apesar de ser uma proposta moralizadora, não teve o apoio que precisaria.

A grande surpresa da semana foi encenada por alguns donos de supermercados da cidade. Querem acabar com a abertura das lojas aos domingos. Mobilizaram e apertaram a Associação dos Supermercados de Araguari para que providências fossem tomadas junto ao Sindicato dos Empregados, buscando uma forma de não atender o povo aos domingos e feriados. Ao que tudo indica a cartada dos supermercados teria como principal objetivo atingir o Bretas que ainda nem abriu as portas e já está provocando pânico em alguns. É bom dizer que nem todos os donos de supermercados estão a favor desta proposta. O povo já se acostumou a comprar aos domingos e numa cidade com cerca de 120 mil habitantes, isso é totalmente inconcebível em plena era de 2008.

A iniciativa de alguns supermercadistas de Araguari mostra que a cidade ainda precisa evoluir muito em termos de empresariado. A questionável posição desses que lutam pelo fechamento dos seus comércios aos domingos mostra que são arcaicos e, ao invés de se prepararem para a concorrência, querem partir para o “tapetão” antes de começar o jogo. São mentes desse nível que, com o pensamento negativo, não deixam a cidade crescer. Xô baixo astral, chega de agouro...

“Lula, o simpático mandatário que tem na sua biografia, o nunca ter se sentado a uma mesa nem para se estudar, dirá para trabalhar”.
Joelmir Betting

Luiz Sérgio - Secretário interino de Serviços Urbanos - tem prestado um ótimo serviço à cidade. Estamos ficando livres dos matagais nas vias públicas. Inclusive esta sendo realizada uma limpeza geral na Avenida Coronel Belchior de Godoy, que é uma importantíssima via publica de nossa cidade, pois, a mesma, liga a BR 050 à MG 223 e, por ali, todas as semanas trafegam milhares de pessoas de todo o país que passam por nossa cidade a caminho de Goiás, Distrito Federal ou São Paulo.

Jofre Alves Martins, “Patesco”, grande amigo e ilustre araguarino foi vereador por 30 anos consecutivos e presidente da câmara por diversas vezes. Patesco hoje se encontra aposentado. Com uma grande visão e experiência política é constantemente assediado por postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal ou a Prefeitura. Queremos agradecer ao amigo Patesco, o honroso convite que recebemos para um café em sua residência, onde passamos momentos agradáveis com sua querida família. Como não poderia deixar de ser, o papo foi pura política. Um abraço Jofre

“Em 1201 dias de governo, 984 Lula teve esteve fora do palácio. Viajando, ou seja, 81,9 % fora do gabinete”.
Joelmir Betting

Nenhum comentário:

Postar um comentário