sábado, 19 de julho de 2008

MAURICIO - A SAGA DE UM ATLETA




Na primeira foto (Professor Valter Rezende, Prefeito Marcos Alvim, Luis Ernane e o Maurício). Na segunda foto (Maurício e os jovens do PAJEC)

Nossa reportagem de hoje, contará aos leitores, a trajetória da vida do cidadão Araguarino MAURÍCIO SANTOS DE SOUZA, como um esportista do Karatê,e seu voluntariado na comunidade.

Nasceu o Maurício em 27 Junho de 1960, nesta gloriosa cidade de Araguari MG. Casado há sete anos, com a Sra., Leila Rosa de Paiva, enfermeira do Pronto Socorro Municipal.

Atualmente exerce a atividade gratuita de monitor técnico do PAJEC (Programa de Aprimoramento do Jovem através do Esporte Educação e Cultura), mantido pela Fundação Maçônica de Araguari, programa este sob a Coordenação Geral do Sr. Luis Ernani Ribeiro, major da reserva do Exército e faixa preta 8º dan de karate),

Atua também como “personal Training” em uma fazenda localizada a 12 km da cidade, e está apto a exercer suas atividades de personal training, em academias, residências e clubes.

Após esta breve apresentação, iniciamos sua trajetória de vida.

O esporte do Karatê, já chamava a atenção do menino Maurício, desde os sete anos de idade, ao ver os filmes da época, os embates realizados entre os praticantes desta arte marcial.

Aos 10 anos de idade, entrou para uma academia de Karatê, onde se graduou na faixa marrom, aos dezoito anos de idade.

Com persistência, atingiu o grau de faixa preta aos 24 anos de idade.

Deve o leitor se perguntar, porque tanto tempo para atingir o grau de faixa preta?

Sim, caro leitor, mas este cidadão, vindo de família humilde, tinha que trabalhar, para se manter e ajudar a seus familiares.

Iniciou suas atividades, como entregador de pão, foi faxineiro no Banco do Brasil nesta cidade, aprendeu o ofício de “lateiro” em oficina mecânica exercendo a profissão por vinte e dois anos, trabalhando dia e noite

Em 1980 sofreu um terrível acidente de trabalho, quando trabalhava na cidade de Caldas Novas GO, tendo o corpo queimado, tendo que ficar parado por três anos se recuperando graças aos abnegados médicos

Logo após este período, um novo drama em sua vida, seu irmão com onze anos de idade, foi acometido de um tumor na vista, sendo encaminhado para o hospital de Ribeirão Preto, tendo ele de acompanhá-lo por longos três anos, onde permanecia em sua companhia, passando necessidades, e privações, pois não tinha recursos suficientes para se alimentar, e não podia deixar o irmão novo sozinho com sua dor.

Finalmente seu irmão conseguiu operar, mas infelizmente, hoje está sem visão, e ainda necessitando de seus cuidados, ante o falecimento de sua mãe em 2003.

Mas prezado Leitor, voltemos um pouco no tempo.

Em 1978 conheceu em uma academia da cidade de Araguari, o professor de Karatê Major da reserva do Exército Luis Ernani, que residindo em Brasília, vinha eventualmente em Araguari para ministrar aulas e efetivar exames de graduação.

O seu Mestre, Luiz Ernani, faixa preta- 8º dan, existindo no Brasil um numero muito reduzido de Karatecas neste grau, sendo o 10º dan o grau máximo do Karatê , tinha também em seu currículo vasta experiência, sendo convocado pelo Conselho Nacional dos Desportos (CND) a participar de diversos eventos a saber: Campeonato Sulamericano, realizados em Assunção (Paraguai), Santiago ( Chile); Campeonatos Pan Americano , eventos em Nova Orleans (EUA), San Joan (Porto rico),San Jose (Costa Rica), Maracaibo (Venezuela), Seatle ( EUA); Participou também a nível mundial de campeonatos em Buenos Aires (Argentina), cidade do México (México), Cairo ( Egito), Budapeste (Hungria), Fukuoca (Japão) Hamilton (Canadá) Kiev ( Ucrânia, antiga União Soviética), além de vasta experiência como monitor de adolescentes no Colégio Militar de Belo horizonte,atuou como dirigente na Federação Mineira de Karate (FMK), onde desenvolveu vários trabalhos em beneficio do karate, mas o que marcou mesmo foi a padronização dos requisitos e matérias exigidas nos exames de faixa preta,como também atuou imparcialmente no realinhamento técnico dos graus de faixa preta no Estado de Minas Gerais. Esse trabalho repercutiu positivamente a nível nacional o que lhe possibilitou ser convidado pelo então presidente da Confederação Brasileira de karate (CBK), Dr. Marcelo Guimarães Arantes, para assumir a diretoria onde pudesse dar continuidade ao trabalho feito na Federação Mineira de Karate (FMK). Já a frente da Confederação Brasileira de Karate, não só realizou o trabalho feito em Minas Gerais como também exerceu a função de Relator da Consolidação das Leis do karate (CLK), graças a promulgação desta Lei que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reconheceu como entidade olímpica a Confederação Brasileira de Karate(CBK).
No período de 1979 a 1980 o mestre Luis Ernani mudou-se, e ele então parou de praticar o karatê, pois era muito pobre, e não tinha dinheiro para pagar academias e praticar o esporte

Em 1990 passou a trabalhar em uma Academia de musculação, onde retornou a praticar o karatê e ministrar aulas de musculação.

Em 1998, passou a trabalhar no clube Pica Pau, como professor da academia de musculação daquele Clube.

Na época o Sr. Luis Fernando, presidente da entidade, o incentivou a estudar, aproveitando a criação do curso “profissional de Educação Física”, criado pela UFU, Universidade Federal de Uberlândia, obtendo o certificado em 2003.

Paralelamente a este emprego no período de 2000 a 2004 , convidado pela Dra. Sandra, médica do PSF Santa Terezinha, situado no bairro de mesmo nome, prestou serviços gratuitos, como voluntário auxiliando os idosos em atividades físicas, como alongamentos, exercícios, caminhadas, sendo recebido com muito carinho e propiciando atividades que satisfaziam aqueles aquele segmento social.

Eis que quis o destino, que o Mestre Luis Ernani retornasse,a Araguari MG, tendo se aposentado junto ao Exército Brasileiro.

Neste reencontro, Mauricio toma conhecimento do trabalho filantrópico que seu Mestre mantinha, com os adolescentes,ensinando a Modalidade do Karatê Educativo, àquelas crianças no CAIC, sob condução da Prefeitura Municipal.

Aqui um parêntese, caro leitor, o Karatê Educativo, é uma modalidade do esporte, onde não se pratica o combate ostensivo, e sim busca-se a auto disciplina e o trabalho em equipe, e a determinação em atingir os objetivos almejados.

Foi nesta época, que passou a ajudar a seu Mestre no projeto, e ao mesmo tempo passou a receber gratuitamente as aulas de karatê, que tanto quisera continuar a obter.

Com o tempo o projeto realizado no CAIC, por razões do destino, não foi adiante.

Foi então que teve a oportunidade de ser convidado a participar como voluntário de um novo programa, idealizado por seu Mestre Luis Ernani, denominado PAJEC ( Programa de Aprimoramento do Jovem através do Esporte Educação e Cultura) .

Este programa, iniciado em abril 2007. sob a responsabilidade da Fundação Maçônica de Araguari, e coordenado por seu mestre, ampliava a atuação filantrópica em ajudar os adolescentes em risco de vulnerabilidade a terem melhores oportunidades na vida.
Os adolescentes ampliavam a gama de seus benefícios, recebendo aulas de português, matemática, cidadania, e praticando o Karatê nas instalações da UNIPAC, cedida gratuitamente. Passavam a receber um jantar “educativo”, no salão da Loja Maçônica União Araguarina.

Através de convênios como a UNIPAC (Universidade Presidente Antonio Carlos), 11º Batalhão de Engenharia de construção ( Batalhão Mauá ), o Clube Pica Pau , e contando com a ajuda de inúmeros colaboradores, tais como, as lojas maçônicas ( Fênix, Brasil Central , Philantropia e Trabalho e União Araguarina), os empresários das firmas Arroz Vasconcelos, Supermercado União, Supermercado Tejotão, Construtora Pilar, Jornal Contudo, Gazeta do Triangulo, Hotel Palace, Frigorífico Santa Lucia, Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Concrenor Industria e Comercio Ltda. , professores voluntários e muitos outros

Nosso abnegado Maurício, voluntariamente, ajudava nas aulas de Karatê, ajudava a servir os jovens, no jantar, e a controlar as atividades de educação física e lazer, no clube Pica Pau, tudo gratuitamente, sempre de coração.

Esta reportagem perguntou ao Maurício, qual o seu sonho atual ?
Em sua simplicidade, disse-nos, que gostaria de continuar a praticar o Karatê, espelhando-se em seu mestre, continuar a praticar o voluntariado como forma de reconhecimento a Deus, que lhe permitiu receber a ajuda quando precisou.

Tem esperança de conseguir reformar o seu Fusca vermelho,ano 1971, que está em estado de calamidade, mas que é o único meio de transporte que possui.

Como não possui recursos financeiros suficientes para tal reforma, preocupa-se em perder a condição de locomoção para suas atividades.

Prezados leitores, esta é a vida de um Atleta, que não mede esforços em prol da coletividade, e sabe que a vitória somente será alcançada pela ética, pelo esforço , e pela união de todos.

Um comentário: