Deodata Pereira Borges, conhecida como “Mamãe” em Feira de Santana (BA), não teme o vigor dos jovens na corrida eleitoral. Com dois filhos, três netos e quatro bisnetos, é a candidata mais velha a disputar um cargo de vereador nestas eleições. Registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que “Mamãe” (DEM) tem 98 anos. Os familiares, porém, batem o pé. Dizem que ela tem 103 anos e que os dados já foram repassados ao cartório eleitoral. Daqui a uma semana, ela fará aniversário. “A idade não quer dizer nada. Basta ter coragem e força de vontade”, afirma a candidata.
Dúvidas à parte, “Mamãe” é motivo de orgulho para a família. “Ela é lúcida e lembra das coisas melhor do que eu. Mamãe gosta de festa, de cerveja, de champanhe e de casa cheia”, disse o filho, também candidato a vereador João Borges (DEM). Rival da própria mãe nas urnas, ele parece não se importar com isso e derrete-se em elogios. “A gente é igual remédio. Já vem com data de validade e dizendo para o que serve.”
“Mamãe” não está só em suas pretensões. Este ano, há 429 pedidos de registro de candidatos com mais de 79 anos; 4.378 pessoas entre 70 e 79 anos e de mais 24.943 entre 60 e 69 anos. Os pedidos de registro de candidatos com mais de 60 anos aumentaram de 26.705 em 2004 para 29.750 este ano (11,4%). A lei eleitoral não prevê idade máxima para que um cidadão se candidate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário