segunda-feira, 7 de julho de 2008

Burocracia impede a chegada de aparelho que ajuda no tratamento de câncer

MGTV/Megaminas.com

UBERLÂNDIA - Desde julho do ano passado o Hospital do Câncer espera o aparelho de HDR, que ajuda no tratamento da doença. O equipamento foi comprado, mas por causa da burocracia ainda não chegou à cidade. A sala já blindada está pronta e com paredes com 50 cm de espessura à espera do aparelho. Há 14 dias o HDR está na alfândega em Confins, explica o diretor do hospital, Rogério Araújo.

O Hospital do Câncer de Uberlândia realizava a braquiterapia, que é a radioterapia intra-uterina, até julho do ano passado, quando a fonte de radioatividade foi desativada. Com 20 anos de uso, perdeu parte da potência. Depois de três anos de espera o hospital conseguiu que a Prefeitura doasse R$750 mil para a compra de um novo equipamento. Alguns entraves surgiram, mas a compra foi concretizada. O valor foi de U$295 mil, algo em torno de R$480 mil.

Atualmente, 14 pacientes de Uberlândia precisam viajar para Barretos ou Belo Horizonte para realizar o tratamento. O câncer de colo de útero é o quarto na classificação de incidência em mulheres no hospital de Uberlândia. Uma entre 40 pacientes desenvolve a doença. Enquanto a proporção do câncer de mama é de um para cada 20. O problema é que os casos vêm ocorrendo cada vez mais cedo e com maior gravidade. Conseqüência de um comportamento de risco.

Um comentário: