segunda-feira, 28 de julho de 2008

Fahim supera os 50% dos votos válidos - diz pesquisa em Uberaba

JORNAL DE UBERABA
Se as eleições fossem hoje, o candidato a prefeito pela coligação "Mudança em Ação", Fahim Sawan (PSDB), venceria já no primeiro turno. É o que constatou a mais nova pesquisa do Instituto Veritá, publicada hoje, com exclusividade, pelo JORNAL DE UBERABA.
Pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, com o protocolo nº 1.229/2008- e registro nº 406/2008.
"O resultado demonstra que o uberabense vai ter que esperar outra oportunidade para consolidar o segundo turno" - afirma o diretor do instituto, Adriano Silvoni, referindo-se ao fato de Uberaba ter atingido, neste ano, mais de 200 mil eleitores.
De acordo com a Constituição Federal, o município com um colégio eleitoral acima de 200 mil pessoas realiza eleição de segundo turno, caso nenhum candidato a prefeito alcance 50% dos votos válidos mais um voto no primeiro turno.

Os detalhes - A pesquisa realizada entre os dias 19 e 21 de julho de 2008 entrevistou 722 eleitores/eleitoras, e constatou que 54,4% das intenções de votos válidos são direcionadas para o candidato da "Mudança em Ação".
Em segundo lugar, aparece o prefeito Anderson Adauto (PMDB), que disputa a reeleição pela coligação "Uberaba Cada Dia Melhor", com 43,7% dos votos válidos.
O terceiro e último colocado - com 1,9% dos votos válidos, é o advogado Adriano Espíndola (PSTU), candidato da coligação "Frente de Esquerda dos Trabalhadores".
O diretor do Instituto Veritá vai mais longe na avaliação dos números. Segundo ele, mesmo se computada a margem de erro, que é de 3,7% para cima ou para baixo, o candidato Fahim Sawan encerra a disputa já no primeiro turno.
Para mais, as intenções de voto iriam para 58,1%, e para menos, ficariam, mesmo assim, em 50,7%.

A margem de erro - Ainda sobre a margem de erro, o candidato Anderson Adauto oscila entre 47,4% dos votos válidos (para mais) e 40% (para menos), enquanto Adriano Espíndola poderia chegar a 5,6% - se somados os 3,7 pontos, ou reduzir a zero voto.
Esta análise baseada nos votos válidos ignora os nulos e aqueles que não quiseram e ou não souberam responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário