terça-feira, 29 de julho de 2008

Batalhão Mauá completa 70 anos


Em 29 de julho de 1938, nascia no Brasil mais uma unidade do Exército Brasileiro e que, mais tarde, se tornaria uma das mais importantes e respeitadas do país. Com a missão de contribuir com a integração nacional, o então 2º Batalhão Ferroviário, instituído pelo Decreto Presidencial 268 de 11 de fevereiro de 1938, foi instalado, inicialmente, em Rio Negro (PR). De lá, foram iniciados os trabalhos para a construção da ferrovia que iria ligar as cidades de Mafra e Lages, no estado de Santa Catarina.
do Gazeta do Triângulo
Após 26 anos prestando relevantes serviços à região sul do Brasil, o Batalhão Ferroviário foi então transferido para a cidade de Araguari com o objetivo de integrar Brasília ao sistema ferroviário nacional, onde, felizmente, permanece até os dias atuais. Em 1999, por decisão do Comando do Exército, recebeu a denominação do 11º Batalhão de Engenharia de Construção, entretanto, continuou ostentando a denominação histórica de Batalhão Mauá, por identificar-se com o pioneirismo de seu patrono Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.

Ao longo destas sete décadas, muitos são os feitos desta unidade cuja história é realmente gloriosa, além das inúmeras obras executadas, com excelência, em todo o território nacional. Um verdadeiro orgulho para Araguari e para o Brasil.

Para comemorar mais um aniversário, o comando do Batalhão organizou uma série de atividades esportivas para congraçamento dos servidores civis e militares da unidade, além de um culto ecumênico que acontece hoje e do tradicional baile, marcado para a próxima sexta-feira (1º). Amanhã (30), será promovido um coquetel para relançamento do livro “Batalhão Mauá – Uma História de Grandes Feitos”, do araguarino Edmar César Alves.

Um comentário:

  1. Estou aqui para solicitar um favor de vocês. Tenho uma ex cunhada hoje com aproximadamente a minha idade ( 40 anos) que nunca conheceu o seu pai, a unica coisa que foi informada é que o mesmo era integrante do batalhão. O nome dele é Zumiro Ferreira neto. Se alguém tiver estava informação é muito importante pra esta pessoa, pois depois de muitos anos agora resolver que se possível quer conhecer o pai. Por gentileza qualquer informação enviar para e-mail mirethaoi@hotmail.com. Desde já agradeço a atenção e vocês.

    ResponderExcluir