quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cepes registra inflação de 1,36% em Uberlândia

Correio
A inflação de junho foi a maior do ano em Uberlândia. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Uberlândia teve um aumento de 1,36% no mês de junho. Este número é 1,7% superior ao valor registrado no mês anterior e representa quase a metade de toda a inflação registrada no primeiro semestre deste ano na cidade: 2,83%. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 5,15%. Durante todo o ano de 2007, a inflação em Uberlândia ficou em 4,63%. Os dados foram divulgados ontem pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU).

Em nível nacional, o IPC de junho ficou em 0,77% ante 0,87% registrado em maio. A redução foi puxada pela queda dos preços dos alimentos – de 2,33% para 1,85% - com maior peso na avaliação.

Em Uberlândia, as altas dos preços do feijão (26,9%) e das carnes bovinas de segunda (15,5%) foram as mais significativas de maio para junho. O aumento dos preços das hortaliças em geral ficou em terceiro lugar.

O economista e pesquisador do Cepes, Carlos Diniz, disse que o processo de aceleração da inflação, iniciado no segundo semestre do ano passado, se acentuou no mês passado, impulsionado pelos preços do grupo alimentação e bebidas, que teve a maior representatividade no IPC de junho com 79,25% da inflação registrada. A alta dos itens deste grupo já acumula mais de 18% nos últimos 12 meses.

No mês de maio, houve deflação na cidade, devido à queda na tarifa de energia elétrica, mas, descontado este fator, a alta dos preços dos alimentos já pesava, naquele mês, no bolso dos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário