domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições mobilizam até o Exército na cidade

Uberaba
Jornal da Manhã

Até o Exército dará apoio à Polícia Militar nas eleições municipais, hoje, em Uberaba. Ele ficará responsável pelo transporte das urnas eletrônicas e descarregamento delas no Fórum Melo Viana após o encerramento da votação. Quem garante é o capitão Eurípedes Nelson Rodrigues, responsável pelo esquema de segurança da Polícia Militar (PM) na cidade durante o pleito eleitoral.

Segundo capitão Rodrigues, o Exército atuará inclusive no interior do Fórum, onde serão apurados os votos. Ele informa também que a PM, com a totalidade do seu efetivo, vai manter a ordem durante todo o dia. "Faremos a segurança em todos os locais de votação com pelo menos um homem. Somente em Uberaba serão 350 policiais militares envolvidos no trabalho geral. No Fórum teremos também policiamento desde o início da votação, com reforço de mais 15 militares à noite. Lá também haverá um oficial para acompanhar o juiz eleitoral. A Guarda Municipal também ajudará, especialmente com o isolamento do Fórum Melo Viana", explica. "Todas as ruas próximas que dão acesso ao órgão serão fechadas", completa.

Ainda de acordo com o oficial, nos maiores colégios eleitorais o número de policias será reforçado. Ele revela também que se houver necessidade, inclusive os PMs de férias serão chamados. Capitão Rodrigues lembra também que alguns municípios da região pediram reforço no policiamento. "Não sou o responsável deste esquema, mas é certo que disponibilizaremos 120 militares para áreas como Ponte Alta e cidades próximas como Delta, Veríssimo, Campo Florido e outras mais distantes, como Araxá, Frutal e Iturama."

Delegado regional adjunto Paulo Henrique Delladona garante que a Polícia Civil (PC) também fará intenso trabalho para garantir a tranqüilidade das eleições. "Delegado regional José Paulino fez um planejamento que prevê cerca de 20 policiais civis empenhados na segurança do pleito na cidade, além do plantão habitual dos domingos durante todo o dia na delegacia", destaca.

Paulo Delladona pontua ainda que haverá forte concentração dos policiais na delegacia. "Além disso, equipes de agentes estarão nas viaturas para circular em todo o município para coibir a prática da boca-de-urna", afirma. "Também daremos ajuda à Justiça Eleitoral e à Polícia Federal, com a presença no Colégio Tiradentes, e o delegado regional ficará no Fórum Melo Viana, para acompanhar o processo e o juiz eleitoral", complementa.

Ainda segundo o delegado regional adjunto, a PC local atuará na região também. "Teremos delegados, agentes e escrivães em todas as cidades da região. Municípios próximos como Campo Florido, Conquista, Delta, Água Comprida, Conceição das Alagoas e Veríssimo, além de alguns mais distantes como Sacramento, Araxá, Perdizes, Nova Ponte, Pedrinópolis e Frutal, contarão com policiais civis de Uberaba. Até Carneirinho terá nosso apoio. Três agentes daqui já estão lá desde quinta-feira (2)", diz. Serão 33 agentes e 10 delegados da PC local neste reforço regional.

Na Polícia Federal, o delegado Márcio Valério de Sousa afirma que todo o efetivo também será destacado para participar deste esquema de segurança do pleito eleitoral uberabense e regional. "Aqui, teremos equipe na Escola Tiradentes e em Delta, Campo Florido e Iturama daremos apoio também, pois fomos informados pela Justiça Eleitoral que pode haver problemas mais graves nelas. Já temos agentes nestas localidades desde quinta-feira."

Nas estradas. Enquanto isso, a Polícia Rodoviária Federal está em alerta para coibir o transporte irregular de eleitores. José William, inspetor-chefe da PRF Uberaba, informa que, apesar do efetivo ser o mesmo utilizado freqüentemente aos domingos, os veículos de passageiros ganharão observação especial dos patrulheiros. "Os que chamarem mais a atenção, que estiverem mais pesados, cheios, serão parados para checagem", revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário