terça-feira, 28 de outubro de 2008

Eleição dá segundo deputado estadual a Uberaba

28/10/2008
JMONLINE
Por Keila Riceto

Com a eleição de deputados e suplentes para prefeito e vice, encerrada no domingo (26) com o 2º turno, Uberaba poderá ter mais um deputado estadual. O ex-deputado e atual superintende do Instituto de Colonização e Reforma Agrária de Minas Gerais (Incra/MG), Adelmo Carneiro Leão (PT), que era 4º suplente, poderá ocupar uma das vagas.

Adelmo disputou a eleição em 2006 e foi derrotado no pleito, ficando na suplência. De acordo com assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa, no 1º turno elegeu-se a deputada Elisa Costa (PT), como prefeita de Governador Valadares; e no 2º turno os deputados Luiz Tadeu Leite, para a Prefeitura de Montes Claros; e Roberto Carvalho (PT), como vice-prefeito de Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte. Sendo assim, ocupariam as vagas os suplentes Públio Chaves (PMDB) e Maria Tereza Lara (PT). No entanto, Chaves também foi eleito prefeito de Ituiutaba, o que deixa a vaga aberta para Adelmo Carneiro Leão.

Ainda de acordo com a assessoria da Assembléia, "todos os deputados vitoriosos nas eleições municipais são da coligação "A Força do Povo", que elegeu 18 candidatos do PT e do PMDB nas eleições de 2006".

O ex-deputado afirmou que ficou satisfeito com a possibilidade, lembrando que disputou este cargo e lutou para ser eleito, vindo a ser derrotado no pleito. Outra questão abordada pela reportagem, junto a Adelmo foi a possibilidade de Uberaba ter mais um representante na Assembléia, além do deputado tucano Fahim Sawan (PSDB), lembrando que o petista é aliado do prefeito Anderson Adauto (PMDB).

De acordo com ele, AA tem trânsito livre e gestão mais autônoma, mas com certeza, caso retorne para a Alemg, representará Uberaba naquilo que for demanda do município, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos uberabenses. Precavido, Adelmo afirmou que seu retorno ainda não está definido. Segundo ele, primeiro depende do posicionamento de Chaves, se vai assumir ou não a Prefeitura de Ituiutaba, e segundo, ele irá ouvir sua equipe e o governo federal sobre essa questão. "Tenho compromissos com a equipe e com o trabalho que desenvolvo para o governo federal. Então, precisarei conversar sobre isso e analisar a situação, para somente depois tomar uma decisão", destacou.

O ex-deputado garantiu ainda que dentro de 15 dias tomará a decisão que julgar procedente. Adelmo foi deputado por quatro legislaturas, dentre 1991 e 2007, sendo que em 2000 se afastou para ocupar a Secretaria de Estado da Saúde. Segundo analistas políticos, Adelmo não recusará o retorno à Assembléia, até porque está praticamente descartado que Públio Chaves renunciará a Prefeitura de Ituiutaba. Fontes da reportagem destacaram que uma ala dos petistas uberabenses estava em festa ontem com a notícia, já comemorando o retorno de Adelmo à Alemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário