quarta-feira, 1 de outubro de 2008

STJ determina que só habilitados podem exercer atividades contábeis

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que somente os profissionais diplomados estão habilitados a exercerem as atividades contábeis. Esse foi o entendimento que rejeitou o recurso interposto pela empresa Spaipa S/A – Indústria Brasileira de Bebidas contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). “Essa medida, com certeza, fortalece os Conselhos Regionais de Contabilidade e os profissionais contábeis. Temos que comemorar”, afirma o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Jorge Assef.
A Spaipa S/A foi multada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná por manter funcionários sem a devida habilitação, exercendo atividade profissional privativa ao contador. A empresa recorreu à Justiça, sob a alegação de que a direção e a supervisão técnica do setor de escrituração contábil eram feitas, exclusivamente, por contadores devidamente registrados no Conselho e que o desempenho de atividades cotidianas por auxiliares do setor não caracteriza exercício irregular da profissão.
Segundo o relator do recurso, ministro Mauro Campbell Marques, a questão central da controvérsia é determinar a abrangência do conceito da expressão "encarregados da parte técnica", disposta no Decreto-Lei 9.295/46. Os argumentos da defesa consistem em tratar como sinônimas as expressões "encarregados técnicos" e "coordenadores, diretores, gerentes ou supervisores técnicos" e em limitar as atividades privativas de contador à confecção da escrituração contábil da empresa. "Mas não é assim. À luz da legislação que regulamenta a profissão em comento, todo e qualquer funcionário que exerça atividades relacionadas à organização e à execução de serviços de contabilidade é um encarregado técnico", destacou o ministro.
Para Mauro Campbell, a simples existência de contadores habilitados e registrados atuando na coordenação do setor de contabilidade de uma empresa não afasta a possibilidade de que, no dia-a-dia, outros funcionários exerçam irregularmente atividades privativas de contador. Até porque, enfatizou o ministro, o artigo 15 do referido Decreto não limitou a obrigatoriedade da presença de profissional habilitado e registrado no Conselho apenas para o exercício de atividades que envolvessem unicamente a direção técnica do setor de contabilidade ou a escrituração contábil de empresas. "Não o fez nem poderia fazê-lo. Afinal, essa redução no campo de incidência da citada regra importaria em contradição ao que dispõe o artigo 12 do mesmo diploma normativo", concluiu o relator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário