quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Pesquisa eleitoral aponta vitória de Luizinho do Doca, em Veríssimo

Jornal de Uberaba
Se as eleições fossem hoje, o candidato Luiz Carlos da Silva - o Luizinho do Doca, do PV - seria eleito prefeito de Veríssimo. É o que indica levantamento realizado pelo instituto Veritá nos dias 23 e 24 de setembro, e devidamente registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo nº 1293/2008, e registro nº 348/2008.
De acordo com a pesquisa estimulada, em que o eleitor recebe um disco com os nomes dos candidatos, Luizinho do Doca tem 38% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o candidato do PMN, Ozemar Lucas de Menezes - o Lucas -, com 23,7%. E na terceira colocação está o tucano Delfino José de Freitas - o Delfino Neto -, com 18,7%.
O instituto Veritá ouviu 300 eleitores de Veríssimo e 1,3% disseram que vão votar branco ou anular o voto. Outros 18,3% estão indecisos.

Citações espontâneas - A pesquisa espontânea, em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à memória, apresenta índices parecidos com a estimulada. Luizinho do Doca também aparece na frente. Ele foi citado por 37,7% dos entrevistados.
Em segundo lugar, aparece Lucas, com 23% das citações espontâneas, enquanto Delfino Neto foi lembrado por 18%.
Os indecisos somaram 19,7% e 1,7% disseram que vão votar branco ou anular o voto. Levando-se em conta a margem de erro de 5,7% para menos ou para mais, então os indecisos e votos inválidos (brancos e nulos) são basicamente os mesmos nas pesquisas espontânea e estimulada.
A pesquisa foi encomendada pelo Momento de Comunicação Ltda.
Com sede em Uberlândia, o instituto Veritá tem realizado levantamentos em várias cidades da região, inclusive em Uberaba.
Foram entrevistados eleitores com idade acima de 16 anos, moradores em Veríssimo há mais de um ano, e os questionários passaram por revisão de qualidade.

Rejeição – O instituto também quis saber em qual dos três candidatos a prefeito o eleitor de Veríssimo não votaria de jeito nenhum. O resultado representa o índice de rejeição de cada um deles. O mais rejeitado foi Delfino Neto, com 24% das indicações. Luizinho do Doca apareceu com 14,3%, enquanto Lucas teve 7,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário