quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Horário de Verão 2008 começa em meados de outubro

O Horário de Verão 2008/09 entra em vigor no Brasil a partir do dia 19 de outubro. A mudança é válida apenas para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que devem adiantar os seus relógios em 1 hora (GMT -02:00).

O famigerado Horário de Verão, idealizado pelo americano Benjamin Franklin, em 1784, surgiu como uma possibilidade de aproveitamento maior da luz solar e, anos depois, de gerar uma economia de energia, já que no Verão os dias são significativamente mais longos nas regiões mais distantes da Linha do Equador – por isso Norte e Nordeste não precisam mudar o fuso.

Porém, no Brasil esse aproveitamento é mínimo. Estima-se que a economia seja de apenas 2 Gigawatts, cerca de 4,5% da demanda de energia. Em 2007, por exemplo, R$10 milhões foram economizados. Um valor bem baixo, levando em consideração o potencial energético do país.

Então, por que adotar o Horário de Verão? Segundo o ONS, o objetivo é a "redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação [pública e residencial] ser acionada mais tarde". Nesta mesma época, por ser mais quente, também há uma utilização maior de eletricidade, que poderia provocar uma sobrecarga nos sistemas de transmissão nacionais.

A mudança nos relógios é válida até 15 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário