segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lacerda confirma últimas pesquisas e vence em BH


Márcio Lacerda (PSB) foi eleito, em segundo turno, prefeito de Belo Horizonte (MG). Ele venceu Leonardo Quintão (PMDB). Com 100% dos votos apurados, Lacerda obteve 59,12% contra 40,88% de Quintão. Votos brancos e nulos somaram 8,99%. O novo prefeito da capital mineira foi lançado candidato pelo governadro Aécio Neves (PSDB) e pelo atual prefeito, Fernando Pimentel (PT). Essa foi a primeira grande aliança entre tucanos e petistas e saiu vitoriosa.
Márcio Lacerda é um técnico, que serviu ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupando o cargo de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional na gestão de Ciro Gomes. Ao deixar o ministério, Lacerda foi convidado para trabalhar no governo Aécio Neves. Seis meses depois, filiou-se ao PSB a pedido do governador mineiro.

A união entre tucanos e petistas em Minas Gerais levou a direção nacional do PT a promover várias reuniões para tentar impedir a aliança. A cúpula petista de Minas não concordou com a iniciativa. Isso fez com que o PSDB de Aécio Neves participasse apenas informalmente da disputa pela prefeitura municipal.

Perfil

O empresário Márcio Lacerda, de 62 anos, entrou tarde na vida política. Durante 26 anos trabalhou em suas empresas, do setor de equipamentos e redes de telefonia, e participou da direção de entidades empresariais do setor. Em 2001, passou a colaborar com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e em 2003 assumiu seu primeiro cargo público, como secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, na gestão do ministro Ciro Gomes, no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário