segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PT e PMDB conquistam seis capitais cada

UOL
Em números absolutos, PT e PMDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em capitais nas eleições municipais de 2008. O PT venceu em Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Recife, Fortaleza e Vitória. Já o PMDB conquistou as prefeituras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Campo Grande e Florianópolis.

Apesar de expressivo, o resultado representa um retrocesso para o Partido dos Trabalhadores. O número de capitais controladas pela sigla caiu de nove, em 2004, para seis, em 2008. O partido experimentou ainda derrotas em segundo turno em capitais importantes como São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

Já o PMDB sai fortalecido. O número de capitais controladas pelo partido passou de dois, em 2004, para seis, em 2008, entre elas o Rio de Janeiro, com Eduardo Paes, Porto Alegre, com José Fogaça, e Salvador, com João Henrique.

O PSDB conquistou quatro capitais, enquanto o PSB ficou com três. Os tucanos levaram Curitiba, Teresina, São Luís e Cuiabá. Já o PSB ganhou em João Pessoa, Belo Horizonte e Boa Vista, O PTB conquistou duas prefeituras (Manaus e Belém), enquanto PC do B (Aracaju), DEM (São Paulo), PP (Maceió), PV (Natal) e PDT (Macapá) ficaram com uma capital cada um.
UOL Celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário