quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Terremoto deixa ao menos 160 mortos no Paquistão

UOL
Equipes de resgate paquistanesas retiraram 160 corpos dos escombros de centenas de casas atingidas por deslizamentos na província de Baluchistan, após um forte terremoto atingir a região na quarta-feira (horário local), disse uma autoridade do governo distrital.
O Serviço Geológico dos EUA disse que o tremor de magnitude 6,4 na escala Richter ocorreu a 60 quilômetros a nordeste de Quetta, capital da província. Segundo o Departamento Meteorológico do Paquistão, o tremor teve magnitude 6,5 e aconteceu às 5h10 (21h10 de terça-feira no horário de Brasília).

Autoridades disseram acreditar que várias pessoas ainda estavam enterradas nos escombros. Em outubro de 2005 um terremoto de magnitude 7,6 matou 73 mil pessoas nas montanhas do norte do Paquistão. No ano passado, as piores enchentes da história de Baluchistan mataram centenas.

O epicentro do terremoto desta quarta-feira ficou próximo do vale de Ziarat, um dos principais destinos turísticos de Baluchistan. "Nossas equipes de resgate continuam trabalhando, já recuperamos 160 corpos de várias vilas em Ziarat", disse o chefe da administração do distrito, Dilawar Khan. Segundo ele, as duas áreas da região foram "fortemente atingidas".

"Nós estávamos dormindo quando o terremoto começou. Nós pegamos as crianças e saímos de casa. O tremor continuou por mais de um minuto", disse um residente de Pishin.

"Houve dois tremores, o segundo foi mais sério e todos fugiram de suas casas", disse Amjad Hussain, morador de Quetta. A cidade de Quetta foi completamente destruída em um grande terremoto em 1935, que deixou cerca de 30 mil mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário