terça-feira, 22 de abril de 2008

Brasil: 508 anos de 'descobrimento'

Em 22 de abril se comemora o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota de 12 caravelas portuguesas, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem o oceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem ter certeza absoluta do que iriam encontrar aqui.

Mas vale a pena observar que a idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos portugueses e dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, na data em questão, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu./

O descobrimento nada mais foi do que o início da colonização portuguesa das terras brasileiras. Território rico em madeira, ouro, pedras preciosas e outras iguarias, o Brasil foi explorado por mais de 300 anos pela coroa portuguesa, que aqui se aportou.

Hoje, 508 anos depois da chegada dos irmãos portugueses, nós brasileiros, descendentes de portugueses, espanhois, indios, negros, somos uma mistura de raças. E temos pouco a comemorar, visto que que tal colonização trouxe uma atraso muito grande para o nosso povoe para o país. A política continua a mesma, com muita corrupção e recheada de espertalhões. A bandidagem continua solta, sobretudo nas grandes cidades e o ser humano aqui, como na grande parte do globo terrestre, continua regredindo, promovendo atos totalmente abomináveis, indignos de ser praticado por humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário